Avaliação da Pós-graduação
20/12/2017

Atualização de 10/05/2022:

Avaliação Quadrienal começou oficialmente na segunda-feira, dia 09/05/2022

A CAPES começou na segunda-feira, 9 de maio de 2022, a Avaliação Quadrienal 2017-2020. A partir de agora, as comissões de avaliação se reúnem para atribuir notas aos programas de pós-graduação (PPG). Esses encontros marcam o início oficial do processo, mas são fruto de uma série de etapas preparatórias (leia mais sobre cada fase em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/fluxo-de-acoes-para-a-avaliacao-quadrienal-2021-e-2022).

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 22/04/2022:

CAPES aperfeiçoa regulamento da Avaliação Quadrienal

A CAPES publicou alterações no regulamento da Avaliação Quadrienal 2017-2020. As mudanças, pontuais, surgiram de recomendações do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) acatadas pela presidência da Fundação. A atualização do texto consta na Portaria nº 69/2022, disponível na edição do Diário Oficial da União, do dia 6 de abril.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 31/03/2022:

Seguem abaixo notícias CAPES sobre os prazos do Coleta e do APCN:

Notícia CAPES 1

- CAPES prorroga o prazo para preenchimento do Coleta

A CAPES prorrogou o prazo para que os coordenadores de programas de pós-graduação (PPG) preencham o Coleta – ano-base 2021 – na Plataforma Sucupira.

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-prorroga-o-prazo-para-preenchimento-do-coleta

Notícia CAPES 2

- Portaria oficializa novo prazo para o Coleta

Os coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) terão novo prazo (definido pela CAPES) para preencher os dados referentes ao ano-base 2021 no Coleta, dentro da Plataforma Sucupira. O novo prazo foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) na Portaria nº 55/2022.

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/portaria-oficializa-novo-prazo-para-o-coleta

Notícia CAPES 3

- APCN: prorrogado prazo

A CAPES atualizou o calendário para submissão e análise de propostas de cursos novos (APCN), por meio da Portaria nº 61/2022, divulgada no Diário Oficial da União. A alteração foi feita considerando a retomada das atividades da Avaliação Quadrienal.

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/apcn-prorrogado-prazo

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 22/02/2022:

Audiência pública discute Avaliação Quadrienal

CAPES e diversas instituições participam nesta terça-feira, 22/02/2022, de reunião convocada pelo Ministério Público Federal do RJ.

A reunião vai tratar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 e será transmitida pela plataforma Zoom, a partir das 13h30.

Na audiência, aberta à população, que pode enviar perguntas, serão debatidos os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação e seus impactos na distribuição de verbas públicas para financiamento de pesquisas, bolsas e reconhecimento de excelência. O link para participação está no site (link http://mpf.mp.br/rj) da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ) , responsável pela convocação do encontro. A sala tem limite de 500 pessoas.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 10/02/2022:

Avaliação: Ciências Agrárias I tem novo coordenador

O Conselho Superior da CAPES aprovou, no dia 4 de fevereiro de 2022, a designação de Moacir Pasqual como coordenador da área de avaliação de Ciências Agrárias I. Seu nome foi o mais votado pela comunidade acadêmica e científica em 2017 e, com o aval, será oficializada em portaria no Diário Oficial da União. Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, ressaltou o comprometimento do professor titular da Universidade Federal de Lavras, com a pós-graduação brasileira: “Sua instituição é, naturalmente, um centro de referência nas Ciências Agrárias, área em que o professor atuará na Coordenação de Área de Avaliação”.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 21/01/2022:

Novos coordenadores já tratam da Avalição Quadrienal

Cláudia Queda de Toledo, reuniu-se na quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, com os novos coordenadores de cinco áreas de avaliação. Além das boas-vindas a presidente da CAPES deu uma breve explicação sobre o andamento da Avaliação Quadrienal 2017-2020. O encontro ocorreu logo após o Conselho Superior da Fundação referendar os nomes em lista tríplice. A escolha da gestora seguiu para os primeiros colocados na votação da comunidade acadêmico-científica.

Os novos coordenadores são Carlos Henrique Monken (Astronomia/Física), Gherhardt Ribatski (Engenharias III), Lucia Albuquerque (Zootecnia e Recursos Pesqueiros), Nancy Garcia (Matemática/Probabilidade e Estatística) e Thiago Paixão (Química). Eles receberam o maior número de votos das áreas de avaliação e encabeçaram lista tríplice enviada à presidência da Fundação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 21/01/2022:

Conselho Superior aprova novos coordenadores de áreas

A primeira reunião extraordinária do Conselho Superior da CAPES em 2022, realizada por videoconferência, trouxe os nomes de cinco novos coordenadores de áreas de avaliação. Escolhidos por representantes das próprias áreas e referendados pelos conselheiros, eles ocuparão vagas referentes às renúncias ocorridas em 2021, restabelecendo plenamente a Avaliação Quadrienal 2017-2020.

p>Os novos coordenadores são Carlos Henrique Monken (Astronomia/Física), Gherhardt Ribatski (Engenharias III), Lucia Albuquerque (Zootecnia e Recursos Pesqueiros), Nancy Garcia (Matemática/Probabilidade e Estatística) e Thiago Paixão (Química). Eles receberam o maior número de votos de toda a comunidade acadêmica e científica. As nomeações serão oficializadas em portaria.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 17/01/2022:

Grupo de Trabalho discutirá educação a distância na pós-graduação stricto sensu

A Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, nomeou um grupo de trabalho para identificar e propor melhorias aos processos relacionados à avaliação de entrada e permanência de programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu, na modalidade de Educação a Distância (GT-EaD). Com isso, a Fundação pretende garantir o atendimento às expectativas de qualidade da comunidade acadêmico-científica e aos padrões esperados para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A decisão foi tomada após qualificados diálogos com a academia, observando a necessidade de conferir segurança ao tema.

A Portaria Gab nº 9/2022, que criou o Grupo de Trabalho-EaD, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 12/01/22. Conforme o documento, o colegiado terá como parte de seus objetivos formular propostas e recomendações, ligadas à Educação a Distância na pós-graduação stricto sensu, ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e à Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV). Além disso, caberá ao GT-EaD fornecer subsídios para as propostas de cursos novos (APCN) em EaD, no âmbito da Fundação.

Para tanto, o GT se dispõe, ainda, a receber e consolidar propostas e sugestões da comunidade acadêmica que contribuam para as discussões referentes à educação a distância nos programas de pós-graduação stricto sensu. Do mesmo modo, estão previstas a formulação de propostas de seminários e atividades periódicas para instruir e orientar, previamente, as instituições quanto às exigências para a submissão de propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD), de modo a que alcancem a qualidade esperada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 02/02/2021:

CAPES cria grupo para equivaler conceitos e notas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou, no dia 20 de janeiro de 2021, um grupo para propor uma tabela de equivalência entre conceitos (A, B, C, D e E) e notas (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) para os programas de pós-graduação (PPGs). A formalização se deu em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Clique aqui para ler a notícia na íntegra

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 23/11/2020:

Divulgado calendário para a avaliação no próximo ano

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o calendário de avaliação para 2021. A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU), traz as atividades relacionadas à Avaliação Quadrienal (2017-2020), com fases e prazos.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 23/11/2020:

O prazo para o Coleta está terminando

As instituições de ensino superior (IES) têm mais poucos dias para complementarem ou alterarem no Coleta os dados dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 e reenviarem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Plataforma Sucupira. Esse período engloba todo o processo de envio das informações pelo coordenador do PPG e a chancela do pró-reitor.

O prazo foi reaberto devido à pandemia de COVID-19 ter influenciado nas atividades e prejudicado cronogramas antes estabelecidos. O intuito é que todas as instituições estejam com os dados completos e não haja divergências.

O Coleta é um sistema criado para reunir informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu do País e subsidiar o processo avaliativo da CAPES, assim como os programas de fomento e delineamento de políticas institucionais.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 15/09/2020:

Conselho Técnico-Científico realiza 198ª reunião

A 198ª Reunião do Conselho Técnico-Científica da Educação Superior (CTC-ES) acontece virtualmente essa semana. No primeiro dia, Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ouviu questionamentos e esclareceu dúvidas dos integrantes do grupo.

Na pauta estão assuntos como o Calendário da Avaliação, a discussão dos critérios avaliativos dos Programas de notas 6 e 7, o Qualis, entre outros temas pertinentes à Avaliação da Pós-Graduação.

O CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para pós-graduação brasileira.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 30/07/2020:

Atenção: As datas citadas nessa atualização podem sofrer alterações posteriores que devem ser acompanhadas diretamente no site da CAPES.

Conselho Técnico e Científico discute calendário de avaliação

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) debateu, em reunião virtual, no dia 22/07/2020, as etapas preparatórias (calendário) para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu do país, e o Qualis Referência, sistema de classificação de periódicos de produção científica da pós-graduação.

Entre as questões pendentes, e para atender aos pedidos de muitas instituições, foi deliberado que ao longo do segundo semestre deste ano será permitido aos PPG o reenvio dos dados referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 (Recoleta). Esta ação possibilitará rever, inserir e complementar informações requeridas para a avaliação quadrienal, tornando assim mais fidedigno o desempenho de cada programa. O uso de informações mais acuradas tornará o processo de avaliação em curso mais efetivo e representativo da sua realidade.

O fim do prazo para a coleta referente ao ano de 2020 (homologação pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior) será em março de 2021. Após o envio destes dados, os programas de pós-graduação terão uma nova data-limite para efetuar a seleção e a justificativa dos seus produtos de destaque do quadriênio. Os procedimentos são feitos pelo sistema Coleta na Plataforma Sucupira da CAPES.

O Conselho decidiu ainda adotar o Qualis-Referência — que qualifica a produção por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e um modelo matemático — para avaliar a maior parte dos campos de Ciências Exatas e da Vida. Para as Humanidades, haverá também uma metodologia-referência para o nivelamento, mas utilizando o índice “h” como predominante, facultando também a subdivisão em subáreas e em idiomas dos periódicos, em conformidade com os diferentes áreas. Por fim, delimitou-se o percentual mínimo de 50% do total de publicações para definir a área-mãe de um periódico.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, enfatizou o impacto do coronavírus no sistema educacional. “Trouxemos sugestões que levam em consideração a pandemia, esse momento atípico que temos vivido em 2020”, disse. Também participaram do encontro Sérgio Avellar, diretor substituto de Avaliação da Coordenação, e coordenadores das áreas de avaliação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 17/07/2020:

Cursos Novos: termina em breve prazo para recurso e reconsideração

Termina em breve o prazo para que as instituições de ensino superior (IES) possam contestar os resultados da Análise das Propostas de Cursos Novos (APCN), referentes ao ano de 2019, deliberadas na 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

O pedido de reconsideração à primeira análise pode ser feito pela Plataforma Sucupira. As pró-reitorias ou departamentos equivalentes nas IES devem seguir as orientações repassadas pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Já as propostas que tiveram seus pedidos de reconsideração negados durante a reunião do CTC-ES podem apresentar seus recursos à presidência da CAPES até a data limite definida, conforme estabelece a Portaria n° 185, via correios ou pelo e-mail recursos@capes.gov.br.

Cursos Novos

A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. Após o resultado final de aprovação dos novos cursos, o Conselho Nacional da Educação (CNE) autoriza e reconhece a criação. Em seguida, a homologação é feita pelo Ministério da Educação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 06/07/2020:

Aberto o prazo para pedido de reconsideração

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN), referente ao ano de 2019, que recebeu 666 proposições válidas. O documento traz as 70 propostas deliberadas durante a 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que aconteceu virtualmente, entre os dias 22 e 26 de junho.

Agora, as pró-reitorias, ou unidades equivalentes das instituições de ensino superior, têm até a data definida para pedirem reconsideração ao resultado da primeira análise, pela Plataforma Sucupira. Esse prazo engloba todo o processo de pedido do coordenador e homologação pelo setor responsável. A Diretoria de Avaliação da CAPES publicou um documento com as orientações e o passo a passo sobre o procedimento da solicitação.

A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. Após o resultado final de aprovação dos novos cursos, o Conselho Nacional da Educação (CNE) autoriza e reconhece sua implantação, sendo a homologação feita em seguida pelo Ministério da Educação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 19/06/2020 (atualizada em 22/06/2020):

Ofício PR-2/UFRJ nº 23079.0233/2020 à CAPES que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES

O Gabinete PR-2/UFRJ informa que, no dia 18/06/2020, a PR-2 encaminhou à CAPES o ofício nº 23079.0233/2020 que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES.

Clique aqui para acessar na íntegra esse ofício

Fonte: Gabinete PR-2/UFRJ

CARTA ABERTA dos três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES ao Presidente da CAPES Professor Benedito Aguiar/ao Conselho Superior – CAPES/ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CAPES

Os três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES - Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, Colégio de Ciências da Vida e Colégio de Humanidades – organizaram reuniões específicas para discussão do Relatório 2019 da Comissão especial de acompanhamento do PNPG, divulgado no site da Capes em final de maio de 2020. Os debates partiram da comparação entre os relatórios elaborados pelas comissões especiais de acompanhamento do PNPG de 2018 e 2019, e do confronto das propostas com o que já vem sendo realizado em termos de avaliação dos PPG.

Fonte da carta: Gabinete PR-2

Fonte do texto: Carta aberta em questão (Adaptada)