CHAMADA ESPECIAL PARA A SEGUNDA TURMA DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO "CIENTISTAS MUNDIAIS EM ÁREAS DE FRONTEIRA" - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 26/08/2018
18/07/2018

Atualizada em 18/10/2018

Conheça o resultado da indicação para o Programa de Pós-Doutoramento da Schmidt Science Fellowship Program clicando no link abaixo:

Link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2328

-------------------------------------------

ATENÇÃO: As inscrições para o processo seletivo PR-2/UFRJ para a chamada especial para programa de pós-doutorado "cientistas mundiais em áreas de fronteira" (Segunda Turma) foram prorrogadas até 26/08/2018.

Eric e Wendy Schmidt, em parceria com a Rhodes Trust, lançaram a chamada para a Segunda Turma do seu Programa de Pós-Doutorado cujo objetivo declarado é o de expandir os horizontes da próxima geração de líderes por meiodo desenvolvimento dos mais proeminentes cientistas mundiais em áreas de fronteira.

No ano passado a UFRJ foi selecionada entre poucas universidades mundiais para indicar até 5 (cinco) candidatos. Uma de nossas indicadas foi aprovada em 3 fases eliminatórias preliminares, chegando a condição de Finalista quando teve passagem e estadia pagas para ir a Nova York concorrer à seleção final. Infelizmente nossa candidata não foi selecionada na última etapa.

Este ano, tendo em vista terem considerado o alto nível dos indicados no ano passado, a UFRJ foi convidada novamente para indicar até 5 (cinco) candidatos cuja DEFESA DE TESE de doutorado na UFRJ deverá ter ocorrido, ou irá ocorrer, dentro do período indicado abaixo. Deve-se notar que este intervalo temporal se refere exclusivamente a DATA DA DEFESA DE TESE.

Os requisitos para as inscrições são as seguintes:

1) Ter conduzido, ou estar conduzindo doutoramento em ciências naturais (ciências da vida, ciências físicas e geociências), engenharia, matemática ou computação;

2) Ter finalizado, ou ter a expectativa de finalizar, o doutoramento entre 1 de maio de 2018 e 30 de junho de 2019;

3) Ter disponibilidade por todo o período do Programa, de julho de 2019 a julho de 2020.

Todo o processo de aplicação e seleção será feito em inglês, assim como toda a atividade no Programa.

Para se inscrever no processo seletivo interno, já em curso, os candidatos devem enviar ATÉ O DIA 19 de agosto de 2018 um e-mail conforme abaixo,

Endereço: gabinetepr2@pr2.ufrj.br

Assunto : INSCRIÇÃO - SCHMIDT SCIENCE FELLOWS PROGRAM

contendo, em formato livre, mas preferencialmente em PDF, as seguintes informações:

1) Ficha de Inscrição contendo:

- nome legal completo;

- até 2 (dois) e-mails para contato, indicando o principal;

- telefone de contato, preferencialmente celular;

- área científica de doutoramento;

- data provável para a defesa da tese de doutorado na UFRJ.

2) CV Lattes atualizado.

3) Carta de Intenções de até uma página, redigida em inglês.

4) Carta de Recomendação, redigida em inglês.

Os candidatos devem estar particularmente atentos às condições estabelecidas pelo Programa, conforme abaixo.

"Global problems do not follow discipline boundaries and, therefore, require interdisciplinary science approaches to find solutions. The Schmidt Science Fellows Program has a unique interdisciplinary emphasis and aims to expand the horizons of the next generation of leaders and innovators in the natural sciences, engineering, mathematics, and computing."

Portanto, os candidatos devem se destacar academicamente, ter espírito colaborativo, curiosidade científica e ambições globais e estar interessados em TRABALHAR EM ÁREA DIFERENTE DO SEU DOUTORADO. É, portanto, fundamental que os candidatos estejam atentos ao fato de que o Programa é explícito quanto a esta exigência a qual deve se refletir no texto da Carta de Intenções justificando o interesse pela candidatura em TRABALHAR EM ASSUNTO DIFERENTE DE SEU DOUTORADO.

O processo seletivo interno dos 5 (cinco) nomes a serem indicados pela UFRJ será realizado por Comissão de Seleção exclusiva e indicada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) da UFRJ. O resultado final será divulgado na página da PR2 até o dia 10 de setembro de 2018.

A bolsa será no total de 100 mil dólares americanos para cada candidato selecionado, com a duração de 11 meses, no mínimo. Maiores detalhes no endereço abaixo:

Clique aqui para maiores detalhes.

Fonte da notícia: E-mail da Superintendência da PR-2 e do site: https://schmidtsciencefellows.org/


Notícia atualizada em 18/10/2018