A Faperj divulgou o resultado da 1ª Fase do Programa de Iniciação Científica (IC) – 2019/2 e nele há 153 pesquisadores aprovados que são da UFRJ
13/05/2019

Atualizada em 06/03/2020 (atualizada em 09/03/2020):

A Fundação divulgou o resultado da 1ª Fase do Programa de Iniciação Científica (IC) – 2019/2. Foram aprovados 470 projetos, de um total de 905 solicitações. O novo formato adotado no início de 2019, onde a indicação do bolsista é feita apenas após a aprovação do projeto submetido, transcorreu de forma satisfatória no primeiro semestre, levando a Fundação a continuar com este sistema.

A partir de hoje, dia 6 de março de 2020, a 2º Fase do Programa IC terá início. Dessa forma, os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados poderão indicar os alunos candidatos à bolsa de Iniciação Científica no sistema eletrônico SisFAPERJ. Todas as informações sobre o procedimento de inscrição dos alunos indicados estão disponíveis no ANEXO 1 da chamada. Os pesquisadores que não indicarem um bolsista elegível em um período de três meses, contados a partir da divulgação dos resultados, terão a bolsa cancelada.

A PR-2 parabeniza os pesquisadores aprovados que são da UFRJ pela conquista.

Nota: para envio de recurso o sistema SisFAPERJ estará apto por alguns dias

.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para ver os pesquisadores aprovados UFRJ na 1ª Fase do Programa de Iniciação Científica (IC) – 2019/2

Clique aqui para mais informações e para ver a lista completa dos pesquisadores aprovados neste edital

----------------------

A FAPERJ abriu a nova chamada do Programa de Iniciação Científica – 2019. O programa passou por uma adaptação e ganhou um novo formato este ano. Seguindo os modelos já utilizados por outras agências de fomento, a indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido. Nos anos anteriores, devido ao tempo necessário para realizar o processo de avaliação das propostas submetidas em todas as áreas do conhecimento, cerca de 20% dos bolsistas desistiam da vaga. Com isso, muitas vezes os orientadores eram levados a solicitar a substituição do bolsista antes mesmo da bolsa ter sido implementada. Com o novo formato isso será evitado, já que a indicação do bolsista ocorrerá após a liberação dos resultados dos projetos aprovados. Dessa forma, o período entre a indicação do bolsista e a implementação da bolsa será reduzido em até 80%.

Um dos principais objetivos do Programa Iniciação Científica (IC) é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações