Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 12/08/2019 a 15/08/2019)
12/08/2019

Clique aqui
Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Reunião do Laboratório Oasis

A próxima reunião do Laboratório Oasis será no dia 2 de setembro, quando as propostas serão apresentadas. Elas podem estar já em desenvolvimento ou não, mas tem que ter potencial de aplicação na ORLA da Ilha do Fundão e estar contextualizada como Soluções Baseadas na Natureza.

Fonte: Site REDE OÁSIS/Oásis Lab Baía de Guanabara (Adaptada)

Evento Para saber mais sobre o Projeto Oásis-Lab Baía de Guanabara, clique no link ao lado. 15/08/2019
[Encontros no Parque] O Futuro da Inovação na UFRJ

.Fonte do banner: Parque Tecnológico da UFRJ

Inscrições Vagas limitadas. Inscrições pelo link ao lado. Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptado) Clique aqui para ver a programação 12/08/2019
V Semana da Computação – UFRJ

Esse ano contando com muitas novidades, inclusive um sistema novo acontece a Semana de Computação. Ocorrerá uma integração com a Botina da MJV, que é um bot de Whatsapp desenvolvido para manter o participante atualizado de todos os avisos e informações úteis do evento.Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Inscrições Não há submissão de trabalhos. Fonte: Site Eventos UFRJ(Adaptado) 15/08/2019
Sábado da Ciência – As Incríveis Mulheres Cientistas

O evento contará com a participação de grupos que incentivam a visibilidade e atuação feminina nas ciências. Cientistas atuantes com trajetórias acadêmicas e profissionais de forma interativa, lúdica e divertida.

As atividades serão oferecidas por alunos, professores, técnicos e pesquisadores das instituições parceiras do ECV.

Entre diversas instituições de Ensino Superior e de divulgação científica, haverá participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica com seu Planetário Itinerante.

O Sábado da Ciência é um projeto aberto para todas as faixas etárias e reúne descobertas, conhecimento e diversão. Este é o quarto encontro deste ano, que reuniu no último evento “Por dentro do corpo”, aproximadamente 1300 pessoas.Fonte do banner:Site Eventos UFRJ

Inscrições Não há submissão de trabalhos. Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptado) Clique aqui para ver a programação. Clique aqui para ler na íntegra a nota 'Espaço Ciência Viva realiza evento sobre participação das mulheres na ciência' que foi publicada no site da FAPERJ 15/08/2019 (atualizada em 20/08/2019)
Exposição Cidade 60+

Realizada pela Folguedo, em parceria com a Fiocruz e correalização da Casa da Ciência da UFRJ, a exposição convida o público de todas as idades a vivenciar diferentes situações do cotidiano na cidade, compartilhar experiências e discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. Afinal, o tempo não para e vivemos cada vez mais… E o que devemos fazer para viver melhor? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o aumento da expectativa de vida, os idosos serão mais de 30% da população em 2050. Será que as cidades e as pessoas estão preparadas para essa população do futuro?

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ

Evento Não há submissão de trabalhos. Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptado) 15/08/2019
2º Workshop Criação de ABELHA SEM FERRÃO (OFICINA DE ISCA)

O II Workshop será oferecido pelos doutorandos do IPPN/UFRJ Raiane dos Santos Lima e Leonardo Melo de Lima, com participação do técnico do ETU Luis Felipe Coutinho Corrêa Alves, do graduando de designer da PUC-Rio Jhonathan Christopher de Almeida Lima e do Professor Fernando Cotinguiba do IPPN/UFRJ.

O II workshop focará nas principais etapas na confecção de iscas para captura de abelhas sem ferrão (preparo de atrativo, instalação adequada, identificação do local provável para captura, defesa da isca, período para instalação e ferramentas para monitoramento das iscas).

Entre diversas instituições de Ensino Superior e de divulgação científica, haverá participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica com seu Planetário Itinerante.

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ

Não há submissão de trabalhos Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptado) Clique aqui para mais informações 15/08/2019
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ

Não há submissão de trabalhos Fonte: Site Eventos UFRJ Clique aqui para mais informações 15/08/2019
Quartas do NUBEA

Fonte: Site Eventos UFRJ(Adaptada)

Evento Não há necessidade de inscrição e o evento é sujeito à lotação do auditório (100 lugares). Serão emitidos certificados aos participantes. Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada) 14/08/2019
Brazil Research Excellence Awards da Clarivate Analytics

O Brazil Research Excellence Awards da Clarivate Analytics será realizado, no dia 04 de Setembro de 2019, em Brasília, no hotel Windsor Brasília Asa Norte a partir das 08:30 hrs.

O evento abordará os principais temas do cenário acadêmico e científico, brasileiro e mundial, através de conferências tais como: a produção científica brasileira indexada na Web of Science e no Scielo, a colaboração internacional e com a industria, políticas de Open Access, políticas de avaliação da produção científica, dentre outros.

Haverá palestras de agentes e influenciadores em destaque no cenário brasileiro bem como especialistas internacionais do ISI (Institute for Scientific Information).

Fonte: Clarivate Analytics (Adaptada)

Evento Vagas limitadas. Gratuito. Fonte: Clarivate Analytics (Adaptada) 13/08/2019
Semana da Biologia UFRJ Macaé

A 1º semana de Biologia Do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade procura envolver a comunidade acadêmica e sociedade para celebrar os 25 anos de criação do Nupem e sua grande contribuição aos biólogos por lá formados. Da natureza a diversas areas de campos de atuação da biologia, buscamos o conhecimento e a interação com diferentes palestras e minicursos onde poderemos compartilhar experiências e olhares sobre os temas.

Fonte: Facebook NUPEM UFRJ(Adaptada)

Evento A Magnífica Reitora Prof. Dra. Denise Pires de Carvalho estará presente com a palestra Ciência(s) Entre Luzes e Sombras Fonte: Facebook NUPEM UFRJ(Adaptada) 13/08/2019
Roadshow ABB - Eletrificação sobre rodas - 15/08

No dia 15/08/2019, o Parque Tecnológico da UFRJ receberá o Roadshow da ABB que chega ao Rio para demonstrar suas novas tecnologias para a indústria 4.0.A programação contará com palestras no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ e com o caminhão equipado com as tecnologias que estará aberto para visitação no estacionamento do referido Parque.

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada)

Evento Vagas limitadas. Gratuito. Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada) 13/08/2019
Banting Conferências

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a conferência:"Desenvolvimento do soro antiapílico" ministrada pelo Dr. Marcelo Abrahão Strauch – Vital Brasil/RJ

Data: Quinta-feira, 15 de agosto de 2019, 12h00.

Local: Sala Prof. Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio da Faculdade de Farmácia, 2o andar.

Fonte:Faculdade de Farmácia/UFRJ(Adaptada)

Evento Não há submissão de trabalhos Fonte:Faculdade de Farmácia/UFRJ (Adaptada) 13/08/2019
VII Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão & VII Jornada de Pós-graduação da Faculdade de Farmácia da UFRJ

As inscrições para o Simpósio Interno da Faculdade de Farmácia estão abertas! É a 7ª edição do evento e a participação de alunos de Pós-Graduação assim como do corpo docente é essencial, pois haverá a Jornada da Pós-Graduação ocorrendo juntamente com o Simpósio.O simpósio ocorrerá nos dias 08 a 10 de outubro de 2019. Todos devem se inscrever, inclusive docentes e demais membros do corpo social da FF e do CCS.

Fonte da notícia e do banner: Faculdade de Farmácia (Adaptada)

Inscrições Há submissão de trabalhos. 13/08/2019
Exibição do Filme \’Elefante\’ + Palestra com Cristiana Carneiro

A primeira sessão do segundo semestre do Pedagogias da Imagem acontecerá em meio à Semana de Integração da Pedagogia. O filme ‘Elefante’, premiado com a Palma de Ouro em Cannes – e também com o prêmio de Melhor Diretor -, se reporta indiretamente ao massacre de Columbine e traz o cenário conflitivo entre jovens de uma escola em Portland. Se o conflito é constituinte, como nos diz a psicanálise, qual seu lugar na escola hoje? Como o mal-estar pode ser acolhido, ou não, pela escola?

Dia 20 de agosto de 2019.Exibição de ‘Elefante’ (Elephant – E.U.A., 2003), de Gus Van Sant.Seguido da palestra: Adolescência hoje: qual o lugar para o mal-estar na escola?Com a convidada:Cristiana Carneiro Doutora em Psicologia pela UFRJ.Professora da Faculdade de Educação da UFRJ.Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e na Adolescência Contemporâneas (NIPIAC-UFRJ).

Fonte:Site de Eventos UFRJ

Evento Não há submissão de trabalhos 13/08/2019
Apresentação do Livro do Departamento de Cirurgia

O Diretor da Faculdade de Medicina, Professor Roberto de Andrade Medronho e o Chefe do Departamento de Cirurgia, Professor Alberto Schanaider têm a honra de convidar V.Sª. para a apresentação do Livro Clínica Cirúrgica: Teoria e Prática, do referido Departamento, a realizar-se no dia 21 de agosto de 2019, às 10 horas, no Auditório Halley Pacheco, situado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ

Fonte:Site Eventos UFRJ

Evento Não há submissão de trabalhos 13/08/2019
CINE CT

O projeto Cine CT é uma iniciativa da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ e tem o objetivo não só de aproximar a linguagem estética audiovisual do âmbito universitário, trazendo docentes, técnicos administrativos, alunos e visitantes para sessões mensais de cinema, mas, sobretudo, fazer do Salão Nobre um ponto de encontro para se provocar diversos assuntos e rediscutir o nosso papel na sociedade. Pensando na importância da arte-educação-audiovisual e nas vantagens dessa ferramenta para o processo de socialização.

A atividade consiste na apresentação de filmes, e tem como formato, promover palestras ao término das exibições no sentido de fomentar novos olhares e entendimentos sobre questões de ordem-crítico-social.

Com apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFRJ, a exibição dos filmes e das palestras ocorre sempre na última 6ª-feira de cada mês no Salão Nobre.

Na abertura do Cine CT, foi exibido o filme The Silence of Others, e houve com a palestra do fabuloso pensador Prof. Evandro Ouriques, da ECO/UFRJ.

Para a próxima edição, dia 30/08, às 12h, no Salão Nobre da Decania do CT/UFRJ será apresentando o filme Circo Voador - A Nave, e após exibição terá palestra com a intrépida atriz, produtora, escritora e programadora do Circo Voador, Maria Juça.

Fonte: Decania CT (Adaptada)

Evento Não há submissão de trabalhos 13/08/2019 (Atualizada em 26/08/2019)
5ª Semana de Engenharia da PUC-Rio está com inscrições abertas

O Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio) recebe alunos de Engenharia de todas as instituições para a quinta edição da sua Semana de Engenharia (SIEng 2019), que acontece de 17 a 23 agosto, no campus da PUC-Rio, na Gávea. A programação oferece mais de 60 atividades, entre minicursos, visitas técnicas e palestras de empresas como IBM, GSK, Ambev, B2W, Rock in Rio, Coca-Cola, Construtora Queiroz Galvão, Bayer, Lojas Americanas, BOCOM BBM, B2W, entre outras. As palestras são todas gratuitas e a maior parte dos minicursos custa entre R$ 15,00 e R$30,00, conforme a duração de cada um deles.

Evento Há submissão de trabalhos.Clique aqui para mais informações 13/08/2019
X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ

No próximo dia 12 e até 16/8 acontecerá o X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, em paralelo às comemorações do 171º aniversário da instituição.

Nesta 10ª edição, o evento propõe os seguintes tópicos: questões e tendências das musicologias ibero-afro-americana; a área de música e os desafios da intra-, inter-, multi- e trans-disciplinaridade; diálogos culturais, circulação, transferência e apropriação de ideias, ideologias, repertórios, estéticas, estilos, técnicas e práticas musicais; musicologias e teorias analíticas: diálogos, fronteiras e intersecções; criação e performance musical; pedagogia da música; música e identidade; estudos de recepção; estudos de intertextualidade; periódicos e crítica musical; patrimônio e acervos; políticas institucionais, científicas, artísticas e culturais; e gestão e produção cultural.

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento Evento sem submissão de trabalhos 12/08/2019
[Encontros no Parque] O Futuro da Inovação na UFRJ

.Fonte do banner: Parque Tecnológico da UFRJ

Inscrições Vagas limitadas. Inscrições pelo link ao lado. Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptado) Clique aqui para ver a programação 12/08/2019
Palestras HackaTruck MakerSpace

No dia 13 de agosto de 2019, a IBM fará uma série de palestras destinada aos alunos interessados em obter mais informações e esclarecer eventuais dúvidas sobre o projeto HackaTruck MakerSpace, no Auditório André Rebouças (CT-D220).Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Inscrições Palestras em vários horários, Clique aqui para mais informações 12/08/2019
LNCC sediará o evento Petascale Computing Institute

O evento Petascale, que será realizado de 19 a 23 de agosto de 2019, é um evento internacional que será transmitido em diversos centros de Supercomputação dos Estados Unidos, da América do Sul e da América Central e que tem como objetivo prover aos programadores de todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico ferramentas de software para possibilitar a execução dos seus programas de forma eficiente em sistemas de computação de alto desempenho, como forma de aumentar o poder computacional e o acesso à análise de dados em larga escala.

Evento Evento sem submissão de trabalhos 12/08/2019
LNCC oferece palestras com seus pesquisadores em agosto

Em agosto, dentro da programação dos Seminários da Pós-Graduação, o LNCC oferece palestras com pesquisadores da Coordenação de Métodos Matemáticos e Computacionais (COMAC/LNCC). No dia 12 de agosto, Pablo Javier Blanco profere palestra sobre o tema “HeMoLab R&D Activities. From Basic Science to Clinical Applications” e, no dia 19 de agosto, Marcos Garcia Todorov trata do tema “Modelagem e Controle de Sistemas Lineares com Saltos Markovianos”.

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento Evento gratuito e sem submissão de trabalhos 12/08/2019
Dia do Cérebro no CIEP 449 – Brasil- França

Criado em novembro de 2009, o projetoMuseu Itinerante de Neurociências (MIN), da Organização Ciências e Cognição em associação ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ), é uma iniciativa focada na promoção da alfabetização e difusão científica, que envolve atividades como o Laboratório Aberto de Práticas, palestras, exposições, dentre outras.

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento Evento sem submissão de trabalhos 12/08/2019
X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Diálogos Sustentáveis: Direitos Indígenas, Políticas e Turismo

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento Evento sem submissão de trabalhos 12/08/2019
XIV UFRJ Ambientável

A XIV UFRJ Ambientável, a ser realizada dos dias 27 a 30 de agosto de 2019, no Hall do Bloco A e no Auditório André Rebouças do Bloco D do Centro de Tecnologia da UFRJ, trata-se da Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental, promovida por seu Grêmio Acadêmico e que tem como objetivo fomentar discussões e agregar conhecimentos a toda Comunidade, a fim de que essas atividades possam contribuir para a melhoria de toda a Sociedade e do Meio Ambiente.

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento Evento sem submissão de trabalhos 12/08/2019

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Última atualização em 26/08/2019