Astronomia: estudantes da UFRJ conquistam a Nasa
27/08/2019

O Universo tem cerca de 14 bilhões de anos e possui 100 bilhões de galáxias. E em apenas uma delas está o nosso mundo, esse quase-infinito que tem sido habitado pelos seres humanos há cerca de 350 mil anos. Diante de números tão grandiosos, chega a ser curiosa a comemoração de um feito como a primeira ida do homem à Lua, que completou 50 anos no último mês de julho. Especial também foi a chegada de duas estudantes da UFRJ ao maior centro de pesquisa espacial: a Nasa.

Camilla de Sá e Carolyne Oliveira, duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Astronomia da UFRJ, conseguiram neste ano duas bolsas para um intercâmbio nos Estados Unidos concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir da indicação feita pela orientadora de Carolyne, a pesquisadora Karín Menendéz, as estudantes ficaram cerca de três meses na cidade de Greenbelt, onde estiveram em contato com diversos acadêmicos. Entre eles, está a cientista Antara Basu-Zych, especialista da Nasa cuja área de estudo é convergente com a das jovens pós-graduandas.

As pesquisas de Carolyne e de Camilla estão dentro da área de Astrofísica Extragaláctica, que estuda outras galáxias para além da que estamos: a Via Láctea. Enquanto o projeto de Carolyne estuda galáxias próximas que sejam similares a outras mais primitivas, Camilla investiga como as galáxias morrem, estado que é identificado quando elas param de formar estrelas. Com pesquisas relevantes em nível internacional, as duas jovens têm trajetórias diferentes.

Fonte da notícia: Boletim Conexão - Nº 18 - agosto de 2019 (Adaptada)

Clique aqui para maiores informações