Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 16/09/2019 a 20/09/2019)
16/09/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Uerj Sem Muros

De 23 a 27 de setembro será realizada a 29ª Uerj Sem Muros (USM), cujo objetivo é apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento da universidade, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. A edição deste ano celebrará os 150 anos da Tabela Periódica. A USM vai reunir apresentação de pôsteres, Feira de Prestação de Serviços, Espaço Ciência e uma série de atividades culturais. A abertura acontece na segunda-feira, dia 23, com palestra da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho. No dia 24 de setembro, às 15h, a Ah! Banda apresentará sucessos da Era do Rádio relembrando músicas de sucesso que marcaram os ouvintes das rádios brasileiras nas décadas de 30, 40 e 50. No encerramento, dia 27, ocorrerá a apresentação dos músicos Chico Chico e João Mantuano. Os shows acontecem no Teatro Odylo Costa Filho.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
Conferência internacional: “Após o orgânico”

Yuk Hui, um dos principais filósofos e teóricos da atualidade, abordará as condições da política pós virada cibernética, contra a ideia do que ele chama de um “naturalismo político”, tema do seu próximo livro. A mediação da conferência será da Prof. Victa de Carvalho (PPGCOM/UFRJ) e do diretor do ITS Rio, Ronaldo Lemos.

Data: 23/09 (segunda-feira), às 18h30

Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ | Av. Pasteur, 250 – Urca.

O evento é gratuito, para fazer a inscrição é só preencher o formulário: https://forms.rdstation.com.br/apos-o-organico-yuk-hui-ed8077ad597b56acefbe

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
13ª Primavera dos Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza na próxima semana, de 23 a 29 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus. O evento nacional reunirá 848 museus participantes em todo o País. A programação desta temporada somará mais de 2.650 eventos como seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras atividades. Este ano, o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” propõe fortalecer a relação entre públicos e museus a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. No estado do Rio de Janeiro, serão 23 cidades participantes e, na capital fluminense, 50 museus prepararam uma programação especial para a semana.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
VII RAIC UFRRJ

A VII Reunião Anual de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que compreende a XXIX Jornada de Iniciação Científica e a VII Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, será realizada de 23 a 27 de setembro, no campus Seropédica. A VII RAIC – 2019 tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística ou cultural desenvolvidos na UFRRJ, proporcionando, desse modo, a troca de experiências entre alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores. A sessão de abertura do evento será no Auditório da Biblioteca Central, no campus de Seropédica e o encerramento no Auditório Hilton Salles, no Pavilhão Central. As sessões de apresentações orais e de pôsteres acontecem dia 23 de setembro às 14h, e 27 do mesmo mês, às 12h.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 20/09/2019
Semana do Cravo

A Escola de Música (EM), o Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM) e o Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realizam em setembro a décima sexta edição da Semana do Cravo – único evento do gênero no Brasil. A iniciativa, que este ano acontece nos dias 23, 24 e 25, no Clube de Engenharia, promove o encontro de cravistas e especialistas brasileiros, ao mesmo tempo que oferece a um público mais amplo a oportunidade de tomar conhecimento com o repertório do instrumento.

Na edição de 2019 serão discutidos os seguintes temas: “O papel do acompanhador de cravo nas instituições e festivais brasileiros”; “O cravo e seus intérpretes no Rio de Janeiro no século XX – anos 70, 80 e 90”; “Pesquisas recentes em torno do cravo e da música barroca”; “Aspectos atuais do ensino de cravo nas instituições brasileiras”. O evento homenageará postumamente a cravista Violetta Kundert, cuja atuação pioneira, a partir dos anos de 1940, foi marcante no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, sobretudo como participante do Conjunto de Música Antiga da Rádio MEC.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito.Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
Dança em Cena

Dança em Cena é a próxima atração do projeto de arte do CCS, dia 25 de setembro, quarta-feira, às 12 horas, no saguão do bloco L. A apresentação faz parte da comemoração dos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde UFRJ.

Apresentando, “(Com)Partilhas” – Projeto Dança e Outras Artes e “Sobre Amores e Riscos – Fragmentos” – Projeto “Arriscado”: diálogo entre dança e acrobacia. Com direção de Lara Seidler e Isabela Buarque.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito.Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
Compartilhando leituras: “Coisas que viram outras”

A próxima edição do projeto acontece no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 15h30, no Auditório da Decania do CFCH (2o andar do prédio do CFCH). O tema da vez será “Coisas que viram outras” e a palestrante, professora Ninfa Parreiras, realizará uma roda de conversa sobre Literatura Infantil.

O Compartilhando Leituras é um projeto de extensão da Decania do CFCH, coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
Mostra de Cinema da Baixada- Sobreurbano: a cidade se debate

Nesta sexta, dia 20 de setembro, às 14h, as portas da Cinemateca do MAM se abrirão para a Mostra de Cinema da Baixada que contará com a exibição de filmes e roda de conversa que apresentam a Baixada Fluminense do Rio de Janeiro como cenário e inspiração para a produção audiovisual. A região tem como marca um pulsante circuito de produção e difusão independente de cinema que convida o público a conhecer a Baixada sob diferentes ângulos, provocando o debate sobre o tema da representação em espaços urbanos e periféricos.

A Mostra de Cinema da Baixada é parte da programação do Sobreurbano: a cidade se debate, um projeto de extensão realizado pelo Urbano- Laboratório de Estudos da Cidade (UFRJ) e pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Até julho de 2020, o projeto integrará a programação da Cinemateca do MAM com filmes, documentários e ciclos de debates sobre questões urbanas contemporâneas.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 20/09/2019
I Curso de Bioconstrução na Horta do Vinil

A Horta do Vinil é a primeira Horta Comunitária no coração da Barra da Tijuca. O objetivo do curso é contribuir para a formação de pessoas aptas a trabalhar nos projetos da Praça, assim como difundir os conhecimentos sobre permacultura e agroecologia cidadãs!

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 19/09/2019
2º Café com Ciência UEZO

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) realiza no dia 26 de setembro, das 13h às 16h30, o 2º Café com Ciência. O evento, que acontece na Sala 2 da Pós-graduação (Prédio II – Anexo), pretende divulgar a expertise e linhas de pesquisa dos docentes do Centro Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com o intuito de estabelecer colaborações, além de fortalecer e alavancar a pesquisa na universidade. Entre os temas apresentados estão “Alimentos funcionais: e seus benefícios à saúde”, por Marco Antonio Mota, professor de Farmácia da Uezo; “Os benefícios do açaí na terapia do câncer de mama”, tese de doutorado de Jéssica Alessandra Perini desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); “Influência dos polimorfismos genéticos da susceptilidade da endometriose”, pela doutoranda na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Jéssica Vilarinho Cardoso; “A indústria farmacêutica e o lançamento de efluentes em corpos hídricos”, por Jean Felipe de Faria Cardoso, mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental na Uezo. Café com Ciência é organizado por Jamila Perini e Mayara Calixto, e conta com a colaboração de Daniel Machado, Isabelle Alves, Jéssica Perini, Jéssica Vilarinho, Lucas Lopes, Marllow Claudino e Matheus Pereira.

Os interessados devem enviar e-mail para uezocafeciencia@gmail.com, informando nome completo e instituição de origem.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos. Gratuito. 19/09/2019
Inauguração da Vitrine Memorial Cezar Antonio Elias

Fonte do banner: Insituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 19/09/2019
I Congresso Africanias

O Grupo de Pesquisa Africanias UFRJ propõe a compreensão das contribuições dos diversos povos africanos e indígenas nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, a realização deste I Congresso e III Jornada Africanias UFRJ nos dias 18 , 19 e 20 de setembro de 2019, na Escola de Música da UFRJ, com o tema “Oralidade e Escritura. Este encontro irá fomentar discussões e debates entre os pesquisadores, intérpretes, discentes e a comunidade externa a partir da realização de palestras, comunicações científicas e apresentações artísticas. As atividades do congresso serão distribuídas entre a sala de conferências no Edifício Ventura e a Rua do Passeio,98. As inscrições serão realizadas na hora e o congresso é gratuito..

Dia(s): 18/09/2019 - 20/09/2019

Horário: 8:00 - 18:00

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 17/09/2019
Colóquio Franco-Brasileiro sobre Riscos e Desastres

No dia 30 de setembro o Anfiteatro da UVV abre as portas para este evento que reunirá pesquisadores e atores de níveis nacional e internacional a fim de discutirem os riscos e desastres sob o olhar das Ciências Sociais. Será um evento de caráter interdisciplinar, buscando um diálogo entre ad diferentes áreas de conhecimento dentro e fora da academia, de modo a abrir espaço para reflexões mais atuais sobre os aspectos metodológicos e teóricos das pesquisas na área de riscos e desastres.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalho 17/09/2019
Ciclo de Palestras Astronomia para Poetas

Astronomia para Poetas é um ciclo de palestras voltadas ao publico visitante do Observatório do Valongo.

Local: Ladeira do Pedro Antônio, 43

Saúde, Morro da Conceição - Centro - Rio de Janeiro

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 17/09/2019
A Incrível História das Vacinas

O projeto “A Incrível Ciência de Leopoldo de Meis” é um evento institucional de divulgação científica do IBqM, com periodicidade mensal, aberto ao público, e busca transmitir alguns conceitos científicos de maneira lúdica, informal, e acessível a todas as idades.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 17/09/2019
I Encontro “A Flora Desvelada na UFRJ” Da Arte à Ciência

Como parte das comemorações dos 100 anos da UFRJ, celebrados em 2020, foi desenvolvido um trabalho multidisciplinar a partir da ideia central de gerar um material artístico, e representativo, da flora comum encontrada nos jardins e pátios internos da Decania – no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e do instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. As espécies selecionadas tem se mantido, ao longo dos anos, como uma presença sutil no cotidiano de servidores, estudantes e frequentadores locais, e servem de mote para o evento que conta com o lançamento de um calendário comemorativo, além de exposição itinerante do material artístico, oficina e palestras acerca dos temas ilustração, cor e botânica.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 17/09/2019
Hacking.Rio 2019

A capital fluminense sedia, de 18 a 20 de outubro, o Hacking.Rio, Festival de Cultura Digital onde ocorre uma grande maratona gratuita para especialistas em tecnologia, inovação, empreendedorismo e geração de novos negócios. Simultaneamente ao Hackathon, ocorre o Rio Summit, evento de palestras e painéis sobre negócios para empreendedores, empresários e startups. São esperados ao longo dos três dias de festival um total de 3500 participantes. Entre os assuntos a serem debatidos estão Investimento em Startups, Economia, Tecnologia, Marketing e Vendas, Transformação Digital, Empreendedorismo e Inteligência Artificial. O evento será realizado no AQWA Corporate, que fica na Via Binário do Porto, 299 – Santo Cristo, na Zona Portuária, no Rio.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 16/09/2019
Projeto de extensão: Educação e Saúde na doença de Parkinson (DP)

O projeto visa promover uma conscientização sobre a atuação multiprofissional nessa condição, por meio de ciclos de palestras e uma cartilha. Os diversos profissionais discorrem sobre seus papéis, isso reforça o cuidado global do paciente, sendo ele um ser biopsicossocial. O público alvo é composto de sujeitos com a DP, familiares e/ ou cuidadores e profissionais da área da saúde.

O projeto ocorre no auditório localizado no primeiro andar (sala 21) do Instituto de Neurologia Deolindo couto (INDC) – Av. Venceslau Brás, 95 – Botafogo. Todas as terças do mês de abril de 2019 (com início no dia 02/04) no horário de 08:00 às 10:00.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

As inscrições podem ser feitas através do site: www.gedopa.com.br ou presencialmente. Gratuito 16/09/2019

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/