Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 30/09/2019 a 04/10/2019)
30/09/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Conferência 'La Península Ibérica: una historia en seis ciudades'

Fonte da notícia e do banner: Programa de Estudos Medievais/UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 04/10/2019
6º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (6o ENAMEC)/ Simpósio Internacional de Lutas UFRJ

​Será um dos maiores eventos científicos em lutas do mundo! Um momento único para reflexão sobre artes marciais e esportes de combate como um fenômeno em difusão na atualidade. Muitos dos maiores pesquisadores, treinadores e atletas já confirmaram presença e estarão no 6 ENAMEC/ I SIL-UFRJ para mostrar e discutir pesquisas, inovações tecnológicas, iniciativas sociais e aplicação prática da ciência nas lutas. Além disso, esse evento traz diversas palestras, mini-cursos, mesas redondas, stands com livros e acessórios e apresentações artísticas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Evento com submissão de trabalhos 04/10/2019
Primavera Literária reúne autores e editoras independentes no Museu da República

Começou nesta quinta, 3, e vai até domingo, 6 de outubro, a 19ª edição da Primavera Literária do Rio de Janeiro, tradicional feira de autores e editoras independentes, organizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 143), de 10h às 20h, com entrada gratuita. A edição deste ano tem como tema Equidade, Sustentabilidade e Bibliodiversidade e contará com sessões de bate-papos, conversas, mesas de debate, lançamentos, escritores convidados nacionais e internacionais, um festival de poesia e um encontro de podcasters, além de uma programação educativa e infantil com contação de histórias e oficinas de ilustração. As novidades deste ano são a Rua do Desenho e um Bar Literário, com shows que irão ocupar os jardins do Museu da República. No sábado, 5 de outubro, acontece o lançamento da 3ª edição do livro A derradeira gesta - Lampião e nazarenos guerreando no sertão (Ed. Mauad X, 2019, 364 p.), de Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros, cuja primeira edição, de 2000, foi financiada pela FAPERJ. A Primavera Literária do Rio de Janeiro é organizada pela Libre desde 2002 e, na edição de 2018, recebeu, em quatro dias, 10 mil pessoas nas suas quase 100 atrações culturais diversificadas gratuitas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 04/10/2019
III Seminário de Pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha

O Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (Ineac) da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai realizar neste mês o III Seminário de Pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha. O evento ocorrerá nos dias 9, 10, 11 de outubro no auditório do bloco P do campus do Gragoatá em Niterói. A programação conta com mesas sobre os estudos relacionados à neurociência realizados pelo Instituto D'Or, a legislação de drogas e sobre as características botânicas da planta. O seminário também contará com transmissão ao vivo pelo Facebook. O evento é gratuito e as inscrições serão feitas na hora

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 04/10/2019
Caravana 4.0 – Ideas for Milk

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

A Coppe/UFRJ receberá, dia 4 de outubro, a Caravana 4.0, um evento de mobilização criado pela Embrapa para divulgar nas universidades o seu projeto Ideas for Milk. Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite apresentarão a cadeia produtiva do setor, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. O objetivo desta unidade da Embrapa é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite. Aberto ao público, o evento será realizado, às 10h, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia.

O Ideas for Milk também promove os eventos Vacathon e Desafio de Startup. O Vacathon é uma maratona com cinco dias de duração, realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Participam times de até 20 universidades e cada instituição escala cinco estudantes, de cursos variados, reunindo ciências agrárias, exatas e humanas.

A UFRJ, que participará pela primeira deste evento, terá uma equipe formada por alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia e Informática, com a mentoria do professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas (PESC) da Coppe, e do professor Claudio Miceli, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ).

Evento

Gratuito. Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Embrapa busca startups que desenvolvam soluções de problemas da cadeia do leite' publicada no site da FAPERJ 03/10/2019 (atualizada em 04/10/2019)
CURSO: MÚSICA AFRICANA – O ESPAÇO SÔNICO

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

PROJETO ÁFRICA NA UFRJ CURSO: MÚSICA AFRICANA – MÓDULO I: O ESPAÇO SÔNICO COMO FUNDAMENTO DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DOS POVOS DO CONTINENTE Prof.ª Dr.ª Lwiza Gannibal

Evento

Gratuito 03/10/2019
Comunicação e democracia no Brasil

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/10/2019
Painel 2019 - Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística

As boas práticas logísticas de transporte observadas no Brasil e em outros países são tema do Painel. Através de diferentes perspectivas, é apresentado no congresso um panorama da infraestrutura nacional de transportes, analisando os avanços, deficiências e desafios do segmento. Especialistas, representantes do setor privado e do poder público discutem os caminhos que serão percorridos em decorrência do atual planejamento de intervenções.

Fonte: Instituto BESC

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 01/10/2019
Ciclo Alma Carioca II

O objetivo do Ciclo Alma Carioca II, que acontecerá todas as segundas-feiras na Academia Carioca de Letras, durante um mês, é o de apresentar escritores da Casa e convidados que discorrerão sobre o tema.

Na abertura do Ciclo Alma Carioca, no dia 30 de setembro, após a palestra sobre futebol no Rio e suas vertentes, proferida pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, será entregue ao querido confrade a Medalha de Literatura José de Anchieta, patrono de nossa Academia, pelo seu 80º aniversário, comemorado neste ano de 2019, e por sua bela trajetória intelectual.

Data: de 30 de setembro a 21 de outubro, todas as segundas-feiras, às 17h30h

Fonte da notícia e do anexo: Academia Carioca de Letras (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 30/09/2019 (Atualizado em 02/10/2019)
Brics Film Festival

A Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza até o dia 9 de outubro o 4o Festival de Cinema do Brics. O evento, gratuito e com diversas atividades abertas ao público, ocorrerá entre os dias 23 de setembro e 9 de outubro , em diversos locais de Niterói, e conta com apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. As sessões estão programadas entre os dias 3 e 9 de outubro, no CineArte UFF e no Reserva Cultural e exibirão as produções cinematográficas dos cinco países do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Também no dia 9 de outubro, às 20h, ocorrerá a Cerimônia de Encerramento e Premiação dos vencedores da Mostra Contemporânea.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 30/09/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/