Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos cursos/eventos publicados na página da PR-2 do dia 18/11/2019 a 22/11/2019)
18/11/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
6ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Paralelamente à entrega dos prêmios entrega dos prêmios, a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo promove uma feira de negócios com mais de 150 expositores, reunindo os melhores nomes do ecossistema nacional de startups.

Fonte da notícia: Site FAPERJ(Adaptada)

Clique aqui ler a notícia 'Finep participa do Case 2019 em São Paulo' publicada no site da Finep na íntegra

Evento

Não há submissão de trabalhos 21/11/2019 (Atualizada em 02/12/2019)
Diálogos da Inovação no Agronegócio

Inovações no agronegócio. Como a tecnologia irá auxiliar o agronegócio a se tornar mais sustentável, eficiente e produtivo? Neste evento, irá se conhecer a inovação da indústria brasileira, seu grande potencial e discutir o agronegócio como uma alavanca do desenvolvimento no Brasil.

Fonte: site FIRJAN (Adaptada)

Evento

Gratuito 22/11/2019
Workshop: Parceria UFRJ+Ashoka'

Banner feito por meio de adaptações realizadas em figura do site PublicDomainPictures.net (link https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=104231&picture=planta-do-bebe)

Objetivo: Construir, de forma co-criativa, uma rede que reúna os atores que já estão envolvidos com a temática da inovação social dentro da UFRJ. A intenção é que deste encontro surjam proposições de ações, que contribuam com efetivação da rede.

Para se inscrever: http://app.pr2.ufrj.br/api_inovacao_social

Para ver a programação e para mais informações:http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/ProgramacaoWorkshopParceriaUFRJAshoka.pdf

O prazo para inscrição é até 02/12/2019.Últimas vagas. .

Fonte da notícia: PR-2/UFRJ

Evento

Gratuito 22/11/2019 (Atualizada em 26/11/2019)
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 22/11/2019
Nono Colóquio Filosofia e Quadrinhos

Podemos pensar os quadrinhos como um corpo que reflete acontecimentos singulares articulados, uma concrescência de seus elementos internos, traços, texto, leitor, autor, pensamentos decorrentes e ambientes que acompanham a leitura. A mistura e a interpenetração – enfatizadas no Nono Colóquio Filosofia e Quadrinhos – ganham um caráter próprio na grande colcha de retalhos da página de quadrinhos, mesmo quando esta se expande para além de seu entorno.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 22/11/2019
IX Encontro de Corais da Escola de Música da UFRJ

No próximo dia 26, terça-feira, a Série Música Sacra de Todos os Tempos realiza o IX Encontro de Corais na Escola de Música da UFRJ. O programa apresentará música coral no gênero clássico e popular pelo Coro de Corpo, Coral da ASA e o Coral da Escola de Música. O programa será variado, mas especialmente voltado à música brasileira. O Coro de Corpo apresentará um repertório especialmente voltado à percussão corporal, em arranjos de sua regente Nayana Torres.

O Coral da ASA trará em seu programa música que explora harmônicos vocais em arranjo de sua regente Claudia Alvarenga. O Coral da Escola de Música dedicou seu repertório ao canto dos povos indígenas, que serão apresentados em arranjos realizados por compositores, pesquisadores e arranjadores brasileiros sob a regência dos alunos do curso de Bacharelado em Regência Coral, orientados pela Profa. Valéria Matos. O IX Encontro de Corais na Escola de Música da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 22/11/2019
VI Parangolé da Cultura na Universidade (o último Parangolé do ano com o tema A Persistência das Atividades Culturais na Pesquisa e na Pós-Graduação da Universidade)

Fonte da notícia e do banner: Decania CCJE/UFRJ< (Adaptada)

Evento

Último Parangolé do ano, 19/11/2019 (Atualizada em 21/11/2019)
Seminário Franco-Brasileiro

28 DE NOVEMBRO DE 2019 – das 09h30 às 13h00 – Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa Eicos/IP e PPED/IE PROJETOS DE TERRITÓRIOS, ÁREAS PROTEGIDAS, INCLUSÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 21/11/2019
Mostra de Pesquisas e Obras Artísticas de 2019

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) - EEFD - UFRJ.

Evento

Gratuito 21/11/2019
Conferência: Mujer, Woman, Babae: direitos humanos, transexualidades e arte

A Escola de Belas Artes da UFRJ em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e Global Grace apresentam a conferência: “Mujer, Woman, Babae: um relato transfeminista do direito humano à vida e ao amor na arte filipina contemporânea”. A conferência será ministrada pela Dra. Jaya Jacobo (Universidade Ateneu de Manila – Filipinas) e ocorrerá dia 29/11/2019 de 9h às 12h, no salão nobre do CCMN (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Ilha do Fundão). Toda a comunidade acadêmica é convidada para participar do evento.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 21/11/2019
Festival Museu Nacional Vive

Museu Nacional/UFRJ e SESC-RJ promovem festival com atrações gratuitas na Quinta da Boa Vista nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019. Nos dias 7 de dezembro (sábado) e 8 de dezembro (domingo), das 10h às 16h, o Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o Sesc RJ, promove o Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. O público terá acesso a diferentes atividades promovidas pelo Museu Nacional e outras levadas por colaboradores das unidades do Sesc no Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 21/11/2019
Plenária Especial do Fórum Ambiental da UFRJ

O Fórum Ambiental da UFRJ existe desde novembro de 2018, com o objetivo de reunir as iniciativas socioambientais da universidade e, assim, fortalecer uma agenda voltada ao meio ambiente, à saúde pública e à qualidade de vida. Atualmente, é dividido em oito câmaras: Biodiversidade e Geodiversidade; Recursos Hídricos; Energia; Legislação e Normas; Educação Socioambiental; Comunicação; Resíduos; Qualidade de Vida no Ambiente Universitário.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 21/11/2019
Montagem e remontagem de setores de comércio exterior em empresas

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências

Convidamos você para participar do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências. O mesmo tem por objetivo reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense. Buscamos por meio de encontros/diálogos em Palestras, Mesas Redondas e Grupos de Trabalhos entre os atores sociais envolvidos nestas atividades, observar tendências e lacunas, além de contribuir para a formulação de uma agenda estratégica de inovação em Educação em Ciências. Nessa agenda pretendemos, em colaboração, desenvolver ações integradoras de pesquisa, ensino e extensão na região, aproximando a comunidade universitária da comunidade escolar.

Com a participação das Professoras Denise Pires (Reitora da UFRJ) e Isabel Martins (Diretora do Instituto NUTES) e do Professor Francisco Esteves (Vice-diretor do Instituto NUPEM), esperamos que esse debate possa contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a Educação em Ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias?

A luz das interações desenvolvidas ao longo do dia e das demandas apresentadas pelos participantes, nesse momento buscaremos desenvolver, coletivamente, propostas para a formulação de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências . Nessa agenda pretendemos apontar ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região para o ano de 2020.

Data/horário: 10 de dezembro de 2019 de 8h às 18h30.

Local: Instituto NUPEM/UFRJ – Avenida São José Barreto, 764, no bairro de São José do Barreto, em Macaé (próximo à rodovia Amaral Peixoto, na rua detrás do Centro de Convenções de Macaé/Parque de Exposição)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

As inscrições são gratuitas, sujeitas a aprovação e realizadas via site do evento até o dia 5 de dezembro (até 23h59). A participação no evento será certificada. 21/11/2019
Disciplina sobre temas de pesquisa em Educação em Ciências

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Instituto Nutes/UFRJ) irá oferecer a disciplina “Aportes de Historia de la ciencia al desarrollo profesional del professorado: función epistemológica, cultural y linguística”, com carga horária de 15 horas (1 crédito).

A disciplina será ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Mário Quintanilha, doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona e Presidente da Rede

Latino-americana de Didactica das Ciencias.

As aulas acontecerão das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, na sala A-15, do Instituto Nutes, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Ilha do Fundão, da UFRJ, localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, bloco A.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

A disciplina é aberta a alunos de pós-graduação de programas credenciados pela CAPES. A inscrições deverão ser feitas até o dia 26/11 pelo e-mail seminarios@nutes.ufrj.br, informando nome completo, contato (e-mail e celular) e incluindo declaração de matrícula no programa de pós-graduação ao qual está vinculado. 21/11/2019
Lançamento Catálogo EBA 200 anos

A Escola de Belas Artes da UFRJ completou 200 anos em 2016. Estamos lançando agora o Catálogo EBA 200 anos, Catálogo da Exposição Escola de Belas Artes: 1816-2016. Duzentos anos construindo a arte brasileira. A Exposição registra a produção artística de docentes e estudantes da Escola de Belas Artes nesses 200 anos de trajetória.

A obra tem curadoria da Professora Angela Ancora da Luz, que já foi diretora da Escola por duas gestões. Para ela, “mais do que obras a Escola formou artistas que constroem, a cada dia, a modernidade do momento que se vive.”

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
Encontro História Filosofia Religião – Conversações 8

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
II Feira de Inovação Biotecnológica do IMPG / FIOCRUZ

A II Feira de Inovação Biotecnológica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) / FIOCRUZ é uma oportunidade de apresentar a inovação dos projetos, produtos e métodos de pesquisa desenvolvidos no Instituto, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), contribuindo para sua divulgação e aplicabilidade. A Merck Life Science, juntamente com a Agência UFRJ de Inovação e o Parque Tecnológico que irão ressaltar a importância da aproximação da academia com o setor produtivo.

O evento será realizado pelo IMPG, em parceria com a FIOCRUZ e reunirá pesquisas inovadoras em plataformas biotecnológicas. O público terá a oportunidade de conhecer startups geradas na FIOCRUZ e na Universidade Federal do Rio de Janeiro e a pesquisa realizada com potencial de aplicabilidade no setor produtivo. Empresas convidadas mostrarão tecnologias de ponta e inovação.

A feira se caracteriza pela exposição de produtos, processos, serviços inovadores da academia, startups e empresas por meio de exposição em stands, palestras da área de inovação e participação dos alunos de pós-graduação. Como destaque, no segundo dia teremos uma apresentação de pitchs de startups e da academia dentro da área de saúde pública.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
Dez Anos do Curso de Terapia Ocupacional na UFRJ

Desde o seu início, o Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ teve como norte a oferta de uma formação pautada nos princípios de integralidade e transdisciplinaridade, possibilitando a formação de profissionais preparados para responder as demandas da sociedade.

Esse ano o curso comemora a marca de 10 anos de existência e convidamos corpo docente, técnicos, discentes, egressos e apoiadores (e quem mais chegar!) dessa jornada para um encontro de dois dias onde teremos a oportunidade de construir uma reflexão a respeito dos desafios e perspectivas para a formação de Terapeutas Ocupacionais pela UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
Ciência, Tecnologia e Inovação na Cultura Africana e Afrodescendente

O Encontro acadêmico: História da Ciência, Tecnologia e Inovação na Cultura Africana e Afrodescendente tem como objetivo incentivar o conhecimento conhecimento e a atualidade na produção científica e tecnológica dos africanos e descendentes. Entre outros fatores, a motivação para futuras pesquisas, descobertas e criações possíveis entre os docentes e discentes africanos e afrodescendentes das áreas de ciências exatas, humanas e biológicas. Também objetiva com este encontro o incentivo aos docentes e pesquisadores africanos e afrodescendentes para a incorporação dos exemplos de ciência na África e de importantes cientistas africanos e descendentes de africanos em suas aulas e assim, ensinar as crianças e adolescentes a ter respeito igual para as realizações e criações de todas as culturas que compõem o Brasil. Devemos estimular as novas gerações a tornarem-se livres pensadores e perceber que a ciência é uma parte de cada cultura em todo o mundo.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/11/2019
Prêmio Casa Firjan - Cerimônia

As pesquisas contempladas pelo Prêmio Casa Firjan serão conhecidas na cerimônia de premiação no dia 22 de novembro. A cerimônia ocorrerá no auditório da Casa, a partir das 10 horas.

Fonte: Site FIRJAN (Adaptada)

Evento

Gratuito. Evento sujeito a lotação 21/11/2019
Fórum Mulher com Yuderkys Espinosa Miñoso

No dia 21 de novembro (quinta-feira), o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) recebe a pesquisadora Yuderkys Espinosa Miñoso, importante referência nos estudos do feminismo decolonial. A palestra marca a abertura do Fórum Mulher, encontro que é realizado pelo FCC em parceria com o Laboratório de Teoria e Práticas Feministas do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) e o “Agora é que são elas”, um dos mais importantes polos do ativismo feminista da web.

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não é necessário se inscrever previamente. 19/11/2019
Ciência, Tecnologia e Inovação na Cultura Africana e Afrodescendente

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 19/11/2019
Fazendo Gênero 12

Fonte: Banner enviado pela Prof. Andréia Frazão

Evento

Gratuito. 18/11/2019 (Atualizada em 19/11/2019)
Conferências Banting - Dra. Mariana Costa Monteiro - 5a Feira - 21/11/2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dra. Mariana Costa Monteiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5396874446144616

Título: "Desenvolvimento de produtos alimentícios a base de jabuticaba e impacto na bioutilização de compostos fenólicos."

Data: Quinta, 21 de novembro de 2019, 12h00.

Local: Sala Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), 2o. andar.

Fonte:Secretaria Acadêmica de Pós-graduação Stricto Sensu Faculdade de Farmácia/UFRJ

Evento

Não há submissão de trabalhos 19/11/2019
Próximo seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Próximo seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas:

Data: Sexta-feira, 22 de novembro de 2019, 09h30.

Título: "Inibidor de proteases de folhas de Cajanus cajan e seu possível efeito citotóxico para células tumorais."

Pós-graduando: Erika Maria Gomes Ferreira Teixeira

Orientador: Prof. Dr. Danilo Ribeiro de Oliveira

Coorientadora: Prof ª. Drª. Raquel Elisa da Silva López

Banca de acompanhamento discente:

Profª. Drª. Yraima Moura Lopes Cordeiro

Prof. Dr. Theo Luiz Ferraz de Souza

Local: Sala Levy Gomes Ferreira, Farmácia Universitária, bloco L, Prédio do CCS (dentro da Farmácia Universitária).

Fonte:Secretaria Acadêmica de Pós-graduação Stricto Sensu Faculdade de Farmácia/UFRJ

Evento

Não há submissão de trabalhos 19/11/2019
Data Meeting Brazil: o maior encontro de Data Analytics voltado para a Educação no Brasil

No dia 26 de novembro, das 9h às 20h, Brasília será palco de um evento transformador: um dia inteiro voltado para construção de conhecimento e conteúdo abordando as tecnologias que representam o presente e o futuro da educação e cultura de análise de dados no país e no mundo. O evento, inédito no Brasil, a ser realizado no Royal Tulip, contará com os mais renomados players e estudiosos do setor, numa proposta especialmente elaborada para gerar transformação e inspiração e será uma oportunidade para descobrir tendências, vivenciar experiências, aprender com quem está mudando a sociedade e entender como a inovação tecnológica se comportará nos próximos anos.

Na ocasião, serão discutidos temas como: Data Science, Analytics, LGPD, Governança de Dados, Cyber Security, AI e Machine Learning, Design de Analytics, Blockchain. Contaremos com Startups de Data Science e enriquecimento de dados, feira de negócios e inovação, startup corner, coffee station, happy hour, lounge de descompressão, loja oficial do evento e mais: atrações inéditas, debates enriquecedores, tecnologia à serviço da sociedade

Fonte: Site CNPQ (Adaptada)

Evento

. 18/11/2019
Comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Microbiologia da UERJ

Fonte: Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (Faculdade de Ciências Médicas/UERJ)

Evento

Gratuito. 18/11/2019
Próxima Plenária do Fórum UFRJ Acessível e Inclusiva

A Plenária do calendário 2019 do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva será realizada no dia 21 de novembro, quinta-feira, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia, à Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, 2º. Andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, com início às 14h e encerramento às 17h.

A pauta será composta por:

. Ouvidoria;
. Acesso à Graduação em 2019, com a presença de representante da PR1 (continuidade);
. Apresentação das Professoras Verônica Mattoso e Aline Mello;
. Comissão de Verificação, com a presença de representante da Dirac;
. Atualização do Regimento do FPAI;
. Comunicados das câmaras 01, 02 e 03;
. Informes;
. Recebimentos de demandas e encaminhamentos;
A plenária contará com o apoio de intérpretes de LIBRAS.

Fonte: Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/11/2019
Corpos na Gira

Fonte: Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Gratuito. 18/11/2019
A Recepção do Clássico no Patrimônio Cultural Carioca

Fonte: Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC- UFRJ)

Evento

Gratuito. 18/11/2019
Una Madre En Duelo - Dolor y resistencia, de Ilíada a la actualidade

Fonte: Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC- UFRJ)

Evento

Gratuito. Inscrição presencial. 18/11/2019
I Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ

No evento, pretende-se apresentar ações de sucesso que temos empreendido nos municípios costeiros de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Também pretendemos retomar discussões que tivemos no passado para desenvolvimento de estratégias para consolidação e fortalecimento de nosso projeto com o apoio municipal e das instituições parceiras. O evento é gratuito e visa (re)aproximar os 16 municípios abrangidos pelo nosso projeto de Geoparque para buscarmos a chancela da UNESCO em futuro próximo. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/11/2019
Seminário Internacional: A Crise e os Sistemas Universais de Saúde na AL

Este seminário internacional é um espaço para o aprofundamento da discussão qualificada sobre a crise e os sistemas universais de saúde em nossa região. As mesas de discussão e oficinas foram organizadas para permitir confrontar diferentes interpretações consolidadas sobre crise e saúde bem como abrir novas veredas e possibilidades de intervenção consequente sobre as tendências que se apresentam no horizonte.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/11/2019
Roda de Conversa: Cotas Raciais e Fraudes: Vamos Conversar?

Por ocasião dos 16 dias de ativismo, o CRMSSA/UFRJ promoverá um Seminário com a temática Mulheres: Violências e Territórios com a presença das debatedoras Dra. Flávia Nascimento e Ariana Rodrigues.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Inscrição no evento 18/11/2019
Mulheres: Violências e Territórios

Por ocasião dos 16 dias de ativismo, o CRMSSA/UFRJ promoverá um Seminário com a temática Mulheres: Violências e Territórios com a presença das debatedoras Dra. Flávia Nascimento e Ariana Rodrigues.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Inscrição no evento 18/11/2019
Seminário reúne 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia para avaliação dos resultados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza o III Seminário de Avaliação dos INCTs entre os dias 19 e 21 de novembro, em Brasília. A abertura do evento acontecerá no dia 19, às 10h, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada, com a presença do presidente do CNPq, João Luiz Azevedo.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Evento

Inscrições encerrando 18/11/2019
O 1º Seminário Nacional de Tecnologias Sociais começou hoje

O 1º Seminário Nacional de Tecnologias Sociais começou hoje

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Evento

Clicando no link ao lado, consegue-se ver a programação deste evento.

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Seminário avalia pesquisas em tecnologias sociais' que foi publicada no site do CNPq

18/11/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/