Reitora assina termo de cessão de espaço para Museu Nacional
18/12/2019

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Carvalho, assinou na segunda-feira, 16/12, o contrato de cessão provisória de uso gratuito do terreno das Cavalariças para reconstrução das áreas acadêmicas e administrativas do Museu Nacional (MN). Firmado com a União, o documento prevê a doação de 44 mil metros quadrados do terreno, que pertence ao Ministério da Economia (ME). O espaço será destinado à construção de salas de aulas e laboratórios, que funcionavam no Palácio de São Cristóvão, atingido pelo incêndio em setembro de 2018.

A doação foi intermediada pela Superintendência de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e pela Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) da Universidade. O contrato tem prazo de quatro anos, contados a partir da data da assinatura. Durante esse prazo, caberá à UFRJ a administração, guarda e conservação das áreas cedidas, denominadas de Área 1 e Área 2, com 32.715,15 e 10.609,03 metros quadrados, respectivamente.

Além da reitora e de Fernando Bispo, secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, participaram do ato representantes do MN e da PR-6. A reitora salientou a importância desse momento para a UFRJ e a sociedade brasileira. “A cessão do terreno permite que uma demanda antiga do Museu Nacional seja agora atendida: a atividade de ensino e pesquisa em ambiente fora do Palácio de São Cristóvão”, lembrou Carvalho.

Fonte: Site UFRJ

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.