Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados do dia 17/02/2020 a 21/02/2020)
17/02/2020

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
SBPC abre inscrições para submissão de trabalhos para sua 72ª Reunião Anual

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições abertas para interessados em participar da sessão de pôsteres da sua 72ª Reunião Anual. O tema desta edição, que será realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, de 12 a 18 de julho, será “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21”.Os que não desejarem apresentar trabalhos, também podem se inscrever. Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e outros profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante. O evento terá um limite de 1000 pôsteres, e se este for atingido antes da data final do prazo, as inscrições serão encerradas. A programação científica será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência. Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 150 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e mais de cinco mil sócios ativos. Considerado o maior evento cientifico da América Latina, a Reunião Anual da SBPC é realizada a cada ano em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Há submissão de trabalhos 21/02/2020
UFRJ apresenta projetos para celebrar o centenário

As comemorações do centenário da UFRJ estão tomando forma. Na última segunda-feira, 17/2, a coordenação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) apresentou na Plenária de Decanos e Diretores alguns eventos que farão parte da programação do projeto UFRJ Faz 100 Anos. O FCC será responsável pelo calendário e pela organização das celebrações do centenário, que começam em fevereiro e vão até o final de 2020. Ao comentar as propostas, Tatiana Roque, coordenadora do Fórum, explicou que as iniciativas ainda estão em elaboração e que é fundamental a participação da comunidade universitária com sugestões de atividades para compor o calendário. “É justamente por isso que estamos expondo aqui. Colaborações são muito bem-vindas”, afirmou.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

------------------ 20/02/2020
Inscrições para Oficina Coral CT

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TODAS AS VOZES! Pode participar qualquer aluno ou servidor vinculado á UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento 20/02/2020
Palestra A Quem Serve O Criacionismo?

O debate entre ciência e criacionismo segue vivo e, na palestra “A quem serve o criacionismo?”, com Angela Buscalioni, da Universidad Autónoma de Madrid.

Palestrante: Angela Buscalioni – Universidad Autónoma de Madrid

Data:20/02/2020

Horário: 17:00

Local: auditório da Casa da Ciência da UFRJ

Endereço: Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 20/02/2020
XLII International Sodebras Congress ( Mudou para WEB CONFERENCE - 28 a 30 maio - XLII INTERNATIONAL SODEBRAS CONGRESS))

De 28 a 30 de maio de 2020. São Paulo - SP. Hotel Meliã Ibirapuera.

Fonte: Sodebras (Adaptada)

(Mudou para Dias: 28 até 30 de maio de 2020.Horário: 8h00 as 18h00.Todos poderão participar e trocar informações sem sair de casa, mantendo as recomendações da OMS para evitar proliferação do COVID-19.Os artigos completos aceitos pelos revisores serão publicados na Revista On-line Sodebras (ISSN 1809-3957, com DOI e WebQualis) em sua edição de junho de 2020.Fonte: Comissão Organizadora do XLII International Sodebras Congress (Adaptada))

Evento

Há possibilidade de submissão de artigos (Acrescentamos que Para Inscrições nos minicursos podem ser realizadas de modo independente, aberta para não participantes do congresso.) 18/02/2020 (atualizada em 06/04/2020)
FIOCRUZ realiza palestra sobre A Revolução da Teoria Quântica

O Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz, em homenagem aos 121 anos de Charles Darwin, realizará palestra sobre a "Revolução da Teoria Quântica. Estado da Arte e Perspectivas", ministrada pelo Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich. A palestra será no dia 12 de março, às 14h, no Auditório Emmanuel Dias, no Pav. Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O evento é coordenado pelo pesquisadores Renato Cordeiro e Maria de Lourdes A.Oliveira.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Evento

------ 18/02/2020
II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança

​O ll Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança busca dar continuidade às questões pertinentes ao campo da somática na profícua relação com a dança pela reunião de pesquisadores, docentes e estudantes nacionais e internacionais a fim de fortalecer os laços fluidos da experiência sensível coletiva e integrada. Epistemologias Somáticas em Movimento como tema desta segunda edição do evento enfatiza a gênese e o desenvolvimento das epistemologias somáticas, em sua tradição oral, tátil e descentralizada, com suas práxis engrossadas pelo caldo da pesquisa acadêmica, seja em suas versões críticas, ativistas ou performativas. A disseminação, a ampliação e o aprofundamento dos saberes somáticos apresentam-se como um convite a todas as pessoas interessadas.

Período de realização do evento: 28/04 a 02/05/2020

Fonte: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança PPGDan Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evento

Há possibilidade de submissão de trabalhos 18/02/2020
XI Seminário do Museu D. João VI – Grupo Entresséculos

O Grupo de Pesquisa Entresséculos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV / EBA / UFRJ, organiza anualmente o Seminário do Museu D. João VI – Entresséculos.

Sua XI edição tem como tema: Professores-alunos-artistas na Academia e no acervo do Museu Dom João VI e acolherá propostas de Comunicação Oral e Apresentação de Pôster que abordem aspectos das atuações dos artistas, professores e alunos nas escolas de Belas Artes, destacando também suas pedagogias e reverberações nos múltiplos alunos, bem como sua própria trajetória.

O evento acontecerá de 19 a 21 de maio de 2020, na Faculdade de Letras da UFRJ – Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

------ 18/02/2020
I Curso de Agrofloresta no Campo de Luz

O curso terá uma carga horária de 16 horas de aulas teóricas e práticas certificadas pela TAL Permacultura. Serão abordados os temas: recuperação de áreas degradadas, plantio de água, manejo ecológico do solo, planejamento e implantação de SAFs, plantio sucessional e estratificação, plantas alimentícias não convencionais, compostagem e saneamento ecológico. Estaremos juntos discutindo e aprendendo com a natureza enquanto manejamos os sistemas.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

------ 18/02/2020
Aula Inaugural da Coppe com prof. Sidarta Ribeiro

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Sidarta Ribeiro, vai proferir a Aula Inaugural da Coppe/UFRJ, dia 13 de março, que marca o início do ano letivo de 2020. Pela primeira vez, a Aula Inaugural e a tradicional recepção aos novos alunos da instituição serão promovidas no mesmo dia. O evento será realizado, às 10 horas, no auditório da instituição, Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

------ 18/02/2020
“XII Jornadas Internacionais de História de Espanha”, intitulada Mundos Hispânicos,

As “XII Jornadas Internacionais de História de Espanha”, intitulada Mundos Hispânicos, tem com o objetivo propor um encontro de reflexão sobre o futuro histórico hispânico, tanto na multiplicidade de sociedades, processos, temáticas, como na pluralidade de postulados hermenêuticos, historiográficos e disciplinares.

A Professora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ coordenará junto com o Professor Marcelo Pereira Lima da UFBA o painel VI ''Miradas a la Península Ibérica desde la perspectiva de la Historia de las Masculinidades y los Estudios de Género: experiencias de investigaci[on, docencia y extensión universitaria'' na XII JORNADAS INTERNACIONALES DE HISTORIA DE ESPAÑA 2020: Mundos Hispánicos .

Fontes da notícia: site Fundación para la historia de espanã 25 ANIVERSARIO e Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ

Evento

Há possibilidade de submissão de trabalhos 17/02/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/