CAPES implementa Login Único em seus sistemas
02/04/2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concluiu a migração de seus serviços digitais para o Login Único do Governo Federal, o portal Gov.br. A partir de agora, com mesmo login e senha é possível acessar a serviços da Coordenação e demais órgãos do poder executivo federal. A proposta vai facilitar a identificação e autenticação do cidadão, fornecendo um acesso unificado e reduzindo a burocracia.

O acesso ao portal do Governo Federal pode ser feito por smartphone, notebook, tablet ou computador. Desde julho do ano passado a CAPES trabalha para cumprir as metas Plano de Transformação Digital, elaborado pelo Ministério da Educação. O processo de migração para o Login Único foi feito em três etapas: padronização, evolução e transformação. Durante o desenvolvimento, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pelo processo na CAPES, contou com o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Gustavo Portella, coordenador geral de Sistemas da DTI, ressalta que esta é a primeira etapa. “Estabelecemos no Plano alguns compromissos e esse é o primeiro deles: implementar no primeiro trimestre de 2020 o Login Único como uma alternativa para acesso aos sistemas da CAPES”, afirma.

Neste primeiro momento estarão disponíveis para acesso pelo Login Único os seguintes Sistemas: Gestão da Universidade Aberta do Brasil - SisUAB, APCN (Plataforma SUCUPIRA), Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA, Linha Direta, SICAPES Inscrição, Gestão de Bolsas - SGB, Plataforma da Educação Básica.

Até o fim deste ano, todo o portal da CAPES e aplicativos como App do Bolsista, Portal de Periódicos e Plataforma Sucupira devem estar disponíveis na loja virtual do Governo Federal e no portal Gov.br. Junto com o MEC e demais órgãos vinculados, serão 99 serviços ligados à Educação disponíveis no Login Único.

Saiba mais sobre Governo Digital e Transformação Digital: https://www.gov.br/governodigital/pt-br https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/o-que-e

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para mais informações