Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 03/08/2020 a 07/08/2020)
03/08/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Pocket show de Bia Bedran no Bossa Criativa – Arte de toda gente

Em pocket show que estreia nesta sexta-feira, 7/8, 18h, no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Bia Bedran usa sua voz, violão, percussão, bonecos e adereços para contar e cantar histórias. Projeto é parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 07/08/2020
Live de abertura do I Seminário de Integração do Centro de Síntese - SinBiose. Tema: "Inovação na produção de conhecimento científico em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: síntese, co-produção e redes de colaboração"

Live de abertura do I Seminário de Integração do Centro de Síntese - SinBiose. Tema: "Inovação na produção de conhecimento científico em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: síntese, co-produção e redes de colaboração".

Fonte da imagem: Twitter CNPq

Fonte da notícia: Twitter CNPq (Adaptada)

Link

Clique aqui para ler a notícia 'CNPq realiza I Webinar do SinBiose' publicada no site CNPq sobre esse assunto 07/08/2020
UFJF vai sediar 73ª Reunião Anual da SBPC em 2021

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2021, ano em que a universidade comemora 60 anos de existência. A UFJF foi comunicada sobre a aprovação, por unanimidade no Conselho da Sociedade, pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, na quinta-feira, 30 julho. O evento, considerado o principal fórum da comunidade científica brasileira, ainda não tem data definida. O reitor da UFJF, Marcus David, comemora o sucesso da candidatura, ressaltando a relevância do evento. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a 72ª Reunião Anual da SBPC, que seria realizada em 2020 no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal, foi suspensa, deixando em aberto a possibilidade de a UFRN sediar o próximo evento em 2021. Porém, a universidade declinou da proposta.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------------- 07/08/2020
Oficinas Musicais afugentam a tristeza

Com a pandemia, Taets diz que muita coisa mudou, mas as oficinas continuam, de outra forma: semanalmente, todas as quartas-feiras, das 17 às 18h30, o grupo se encontra on-line pelo Instagram do Oficinas Musicais. Também ensaiam pelo aplicativo Zoom. Readequando-se ao novo normal que a situação impõe, juntos eles têm procurado manter o projeto de extensão, tentando chegar àqueles que precisam de companhia e distração em suas próprias casas.

Fonte da notícia: Twitter CNPq (Adaptada)

Link

---------------- 07/08/2020
Escola de Música da UFRJ comemora 172 anos com lives no YouTube e Facebook

Para comemorar seus 172 anos, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM/UFRJ) realizará seis lives, entre os dias 10 e 15 de agosto, sempre veiculadas às 19h pelo canal @concertosufrj no YouTube e pela página @musicaufrj no Facebook. Divididas em uma série de três concertos virtuais e outra de três debates, cada live terá duração de cerca de 90 minutos e os internautas poderão interagir via chat. Os concertos, como nas edições anteriores, estão marcados pelas efemérides musicais.

Este ano os destaques são os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, gênio alemão do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo; e os compositores brasileiros Leopoldo Miguez (170 anos de nascimento), Alberto Nepomuceno (100 anos falecimento) e Ernani Aguiar (70 anos de nascimento) – todos os três com carreiras vinculadas à Escola de Música. Miguez comandou a instituição de 1890 a 1902, Nepomuceno em dois períodos, 1902-1903 e 1906-1916, e Ernani Aguiar é atualmente professor de Regência e titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------------------------------------- 07/08/2020
Povos indígenas são o destaque na programação de agosto da VideoSaúde

A VídeoSaúde, distribuidora de audiovisual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou a programação do mês de agosto que será exibida no Canal Saúde. No especial sobre povos indígenas, as produções discutem como a saúde e o meio ambiente podem ser afetados por circunstâncias recorrentes provocadas pela ação humana e trazem diálogos e depoimentos de intelectuais indígenas e de pesquisadores no campo da saúde dos povos indígenas. A programação também coloca em pauta o envelhecimento, o aniversário de Oswaldo Cruz e a celebração do Dia Nacional da Saúde.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------------------------------------- 07/08/2020
Webinário da ABC discute Covid-19 e a inovação de fármacos no Brasil

A testagem de medicamentos já utilizados contra outras doenças tem sido, emergencialmente, o caminho mais usado nas pesquisas contra Covid-19, por ser potencialmente mais rápido e fácil – e, portanto, necessário. O outro caminho é o da inovação disruptiva, isto é, a descoberta e desenvolvimento de novas moléculas de ação direta e seletiva contra o Sars-CoV-2 e outros coronavírus, que representa uma grande possibilidade para integração de pesquisas entre setor público e privado. Para debater o tema e relatar avanços na área, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou o professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Glaucius Oliva; o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ), o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), Eliezer Barreiro, e o presidente e diretor da empresa Microbiológica e ex-professor na UFRJ, Jaime Rabi. Os mediadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente da ABC para a região Sul, João Batista Calixto.

O encontro será realizado na próxima terça-feira, 11 de agosto, às 16h, na página do Facebook da ABC.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------------------------------------- 07/08/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 06-08-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 06-08-2020

Fonte: CoordCOM/UFRJ

Link

---------------------------------------- 06/08/2020
O papel social da Universidade Pública é tema de debate do Projeto de Letramento da Coppe

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 06/08/2020
Práticas e Teorias Feministas em Movimento: algumas histórias de disputas

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 06/08/2020
Escola de Música comemora 172 anos com lives no YouTube e Facebook

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 06/08/2020
Apresentação dos trabalhos ganhadores dos prêmios da Academia Nacional de Medicina

Nesta quinta-feira, dia 6/8, as grandes conquistas da medicina, premiadas neste ano pela Academia Nacional de Medicina (ANM), terão apresentações em sessão científica virtual, a partir das 14:30. Haverá transmissão ao vivo aberta ao público.

Os prêmios da ANM são considerados os mais antigos, pois foram instituídos em 1829. Neste ano de 2020, concorreram aos nove prêmios 63 candidaturas - um número recorde.

Atenção: Está programada para 16:15h de hoje a apresentação da Laiana Azevedo Quagliato que é do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) e que é uma das ganhadoras desse prêmio.

Fonte da notícia: Facebook e Site Academia Nacional de Medicina (Adaptada)

Fonte da imagem: Facebook Academia Nacional de Medicina

Link

------------------- 06/08/2020
Inscrições: Historia dos Movimentos Sociais no Brasil 2020

O curso tem o objetivo de produzir uma reflexão histórico social sobre os movimentos sociais no Brasil desde o final do século XIX até o presente. Visa analisar tanto os denominados “velhos” e “novos” movimentos sociais, analisar os contextos em que estes estiveram presentes.

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Inscrições 05/08/2020
34º ECEX: MBA/E em Comércio Exterior da UFRJ

Com uma estrutura multidisciplinar, o ECEX é uma pós-graduação em comércio exterior que teve início em 1992, motivado pelas mudanças no ambiente internacional e pelo novo papel a ser desempenhado pelo comércio exterior brasileiro no processo de crescimento econômico do país.

O curso é aberto para os mais diversos públicos com interesse no mercado internacional, tem aulas ministradas In Company ou no próprio Instituto de Economia da UFRJ – Campus Praia Vermelha.

Fonte: Eventos UFRJ

Link

-------------------- 05/08/2020
Astronomia para poetas: colonizando Marte

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 05/08/2020
Favelas, pandemias e cidadanias: gênero, sexualidade e política

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 05/08/2020
Live Julianna Camile

Fonte da imagem: Instagram @quimicacessivel

Link

------------------------- 05/08/2020
Inscrições: Mostra Virtual Daqui de Casa

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------------------- 04/08/2020
Conversa com Pesquisadores

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

--------------------------------------

04/08/2020
Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Clique aqui para ler a notícia 'Parceria planeja promover arte-educação inclusiva' que foi publicada no site Conexões UFRJ

04/08/2020 (Atualizada em 05/08/2020)
O evento principal da 3°edição da Hackathon NanoBio: Conexões começa hoje

A 3°edição da Hackathon NanoBio: Conexões começou semana passada com um debate pré - evento 'Corrida tecnológica: O atraso brasileiro - HNB - Conexões' (que pode ser visto em https://youtu.be/LXdCR0C7E8s) e com a formação das equipes e o evento principal começa hoje dia 03/08/2020 e vai até 6° feira dia 07/08/2020.

Esse evento terá várias palestras e alguns ilustres convidados como a reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, que falará na 2° feira e o vice-reitor da UFRJ, Professor Carlos Frederico Leão Rocha, que falará na 3° feira. Será totalmente virtual e foi organizado por um grupo de estudantes do campus Santa Cruz da Serra/UFRJ (o mesmo que organizou a edição passada).

O link do canal no YouTube para assistir as lives é: https://www.youtube.com/channel/UCPgILpwr6XKrUQfW7r1zYiw

Mais informações também podem ser obtidas no site do evento (https://nanobiohackathon.wixsite.com/conexoes/a-corrida), no Instagram do evento ( https://www.instagram.com/nanobiohackathon/) e no Facebook do evento (https://m.facebook.com/nanobiohackathon/).

Fonte: UFRJ SCS - Santa Cruz da Serra (Adaptada)

Link

Veja sobre a palestra de abertura 'O que é hacking?'' 03/08/2020
Ações previstas - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Fonte: Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (Adaptada)

Link

------------------- 03/08/2020
Mesa-redonda COVID-19:EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EMERGENTES NO DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TESTES MOLECULARES E SOROLÓGICOS

Fonte da imagem: Site UNIFAL

Link

------------------- 03/08/2020
SEMINÁRIOS LNCC 40 ANOS, PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS VIRTUAIS NO MÊS DE AGOSTO

Fonte da imagem: Site LNCC

Link

------------------- 03/08/2020
PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DO LNCC OFERECE SEMINÁRIOS EM AGOSTO

Fonte da imagem: Site LNCC

Link

------------------- 03/08/2020
Inovação na política e espaço

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 03/08/2020
II Seminário Luso-Brasileiro de divulgação científica: ações da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia

O II Seminário Luso-Brasileiro de divulgação científica: ações da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia começou hoje, mas vai até dia 07/08/2020. Ainda é possível se inscrever.

ATENÇÃO: Os certificados serão disponibilizados por dia de evento, portanto você poderá marcar sua presença até 23:59 de cada dia.

Fonte: Ciências Sob Tendas (Adaptada)

Link

------------------- 03/08/2020
I Webinar Científico dos Pós-graduandos no CENA 2020

Frente ao cenário global de pandemia, precisa-se se readaptar. O Simpósio anual do CENA foi reformulado e irá acontecer de forma 100% VIRTUAL e GRATUITA (e com certificado).O I Webinar Científico dos Pós-graduandos no CENA 2020 tem como tema "Adaptações na academia e valorização da Ciência como efeitos da pandemia". Ele acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro (celebrando os 54 anos do CENA), das 14 às 16:30h. O cronograma e os palestrantes convidados serão divulgados posteriormente pelos organizadores do evento. Por hora, é possível se inscrever através do link ao lado. Fonte: Diretoria APG CENA/USP (adaptada)

Link

------------------- 03/08/2020