JICTAC 2020 - EDITAL, INFORMAÇÕES E COMUNICADOS
09/11/2020

Atualização de 04/05/2021:

Prezado(a) Participante, 

Comunicamos que já estão disponíveis os certificados da 42ª JICTAC – Edição Especial. 

Todos os certificados serão enviados por email (o mesmo que você usou para se inscrever no evento).

Clique aqui para ter acesso direto ao(s) seu(s) certificado(s)

Clique aqui se você ficou com dúvidas em como acessar seu(s) certificado(s)

Em caso de dúvidas sobre certificados e/ou inconsistências de dados, por favor, entre em contato pelo email: meajuda@even3.com

Cordialmente,

Coordenação da JICTAC 2020

------------------------------

Atualização de 26/04/2021:

Prezados Participantes, 

Comunicamos o adiamento da emissão dos Certificados 42ª JICTAC - Edição Especial que serão liberados ATÉ o dia 10/05/2021. 

Agradecemos a compreensão, 

Coordenação Geral da JICTAC 2020.

Clique aqui para ver o Cronograma de Atividades Retificado em 26/04/2021

------------------------------

Atualização de 26/03/2021:

Prezados (as),

As justificativas de ausência referentes à JICTAC 2020 de orientadores e bolsistas PIBIC-UFRJ, PIBIC-CNPq, PIBITI-UFRJ e PIBITI-CNPq devem ser enviadas, devidamente documentadas, para o e-mail editalpibic@pr2.ufrj.br até o final do evento, para que sejam analisadas pelo Comitê PIBIC/UFRJ.

As justificativas de ausência referentes à JICTAC 2020 de orientadores e bolsistas PIBIAC/UFRJ devem ser enviadas para o e-mail pibiac@pr1.ufrj.br.

A ausência de alunos voluntários e de seus orientadores deve ser registrada exclusivamente na ata da sessão em que o trabalho estava previsto.

Algumas dessas justificativas de ausência podem ser enviadas para os e-mails citados acima por meio da utilização dos formulários modelos abaixo (se o orientador ou bolsista desejar):

- Formulário de Justificativa de ausência para orientadoras/es:

http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Justificativa_orientador.pdf

- Formulário de Justificativa de ausência para avaliadora/es:

http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Justificativa_avaliador.pdf

- Formulário de Justificativa de ausência para bolsistas:

http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Justificativa_aluno.pdf

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

------------------------

Atualizações de 25/03/2021

Prezados (as),

Temos a honra de convidá-los para a Cerimônia de Encerramento da 42ª JICTAC, a ser realizada no dia 26 de março de 2021 às 14:00h.

Link para a transmissão da Cerimônia de Encerramento:https://www.youtube.com/watch?v=975rudJRSWY&feature=youtu.be

Prof. Leonardo H. Travassos Corrêa
Coordenador da JICTAC

Profa. Denise Maria Guimarães Freire
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

PROGRAMAÇÃO

Mesa de Encerramento:

Prof.ª Denise Maria Guimarães Freire (Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa)
Prof. Leonardo Holanda Travassos Corrêa (Coordenador da JICTAC)
Prof.ª. Fernanda Messeder Moura (Coordenadora PIBIAC /UFRJ de 2017 a 2020)
Prof.ª. Márcia Rosana Cerioli (Coordenadora do PIBIC e do PIBITI / UFRJ)

PALESTRANTE CONVIDADA: Prof.ª Denise Pires de Carvalho (Reitora da UFRJ)
UFRJ: uma UNIVERSIDADE CENTENÁRIA de PESQUISA

PALESTRANTE CONVIDADA: Ana Lucia Azevedo, jornalista de ciência brasileira. (jornal O Globo)
Jornalismo e ciência: duas poderosas ferramentas no combate à DESINFORMAÇÃO

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ

Apresentada pelo Prof. Frank Wilson Roberto (Professor da Escola de Educação Física e Desporto – EEFD / UFRJ e um dos Coordenadores da Companhia Folclórica do Rio – UFRJ)
A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ é um grupo artístico, de pesquisa e de divulgação da cultura popular brasileira constituído por professores, funcionários e alunos de diversas unidades da UFRJ. Produz espetáculos de música, danças e folguedos brasileiros, promove atividades e eventos científicos e culturais, além de cursos de extensão e para a educação continuada. Sendo assim, a valorização do patrimônio imaterial se distribui em vários cursos de formação profissional da UFRJ e para o público em geral.

----

Prezadas(os) participantes da JICTAC 2020,

Superando todas as expectativas e projeções, estamos com quase 18.000 inscrições de participantes na 42ª JICTAC - Edição Especial. Sem dúvida, a versão virtual do maior evento acadêmico da UFRJ já é um sucesso.

Diante disso, como prevenção, para que as transmissões nas Sessões de Apresentação de Trabalhos possam acontecer dentro da normalidade, estamos encerrando as inscrições de todas as categorias de participantes do evento.

Agradecemos a participação de todas(os) que, certamente, está garantindo todo esse sucesso.

Cordialmente,

Coordenação da JICTAC 2020

------------------------------

Atualizações de 19/03/2021 (atualizada em 31/03/2021)

Prezados (as),

A Programação de sessões de apresentação de trabalhos JICTAC 2020 já foi publicada e está disponível para ser consultada na plataforma JICTAC 2020 (veja como em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Como_conferir_a_programa%C3%A7%C3%A3o_dos_trabalhos_e_visualizar_seus_conte%C3%BAdos_-_15032021.pdf

A Programação de sessões especiais de comunicação também já foi publicada e pode ser consultada na área 'Sessões Especiais de Comunicação' do site do evento (https://www.even3.com.br/jictac2020ufrj/) ou na plataforma JICTAC 2020 (veja como em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Como_acessar_a_Programa%C3%A7%C3%A3o_e_a_Transmiss%C3%A3o_Online_das_Sess%C3%B5es_Especiais_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_da_JICTAC_2020__Edi%C3%A7%C3%A3o_Especial.pdf).

Informamos ainda que os Anais Online da JICTAC 2020 já estão disponíveis e podem ser acessados em https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/ ou pela plataforma JICTAC 2020 (na Área do Participante, pelo menu Publicação). 

Por fim, lembramos que a JICTAC 2020 será um evento 100% online. Não deixe de participar/assistir.

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

Clique aqui para ver o Cronograma de Atividades Retificado em 19/03/2021

------------------------------

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Pró-Reitoria de Graduação estão realizando a 42ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre os dias 22 e 26 de março de 2021 serão apresentados quase 4.300 trabalhos que divulgam a iniciação científica da UFRJ para toda a comunidade acadêmica da universidade, bem como para toda a sociedade.

Link para a transmissão da Cerimônia de Abertura: https://youtu.be/EULIVM-rT7M

Temos a honra de convidá-los para a Cerimônia de Abertura da 42ª JICTAC, a ser realizada no dia 22 de março de 2021 às 10:00.

Esperamos poder contar com a presença de todos!

Prof. Leonardo Holanda Travassos Corrêa
Coordenador da 42ª JICTAC/UFRJ

Profa. Denise Maria Guimarães Freire 

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa


---

Prezados Apresentadores e Orientadores Principais de trabalhos JICTAC 2020,

Reforçamos que precisarão se organizar para entrar nas salas de transmissão das sessões em que apresentarão trabalhos (ou em que, como orientador principal de trabalhos, precisarão estar presentes) pelo menos 10 minutos antes do horário previsto para o início da sessão porque as salas tem limite de pessoas. Da mesma forma, precisam se planejar para ficar até o final da sessão considerando pequenos atrasos possíveis (no fim das sessões, haverá alguns minutos para o encerramento e eventuais debates).

Além disso, lembramos que os apresentadores e orientadores principais de trabalhos precisam, obrigatoriamente, estar inscritos na JICTAC 2020. Caso ainda não estejam inscritos, realizem a inscrição o mais rápido possível em: https://www.even3.com.br/jictac2020ufrj/ .

Àqueles que já estão inscritos no evento, pedimos que verifiquem se há necessidade de complementarem seu cadastro na plataforma JICTAC 2020 seguindo os passos abaixo, pois essas informações serão necessárias para etapas posteriores do evento:

1. Faça login na Even3 (Link: https://www.even3.com.br/) e acesse o evento 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ'

2. Clique no link de complemento de cadastro ( https://www.even3.com.br/participante/home/cadastropersonalizado/)

3. Após responder, clique em Acessar o Evento

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualizações de 15/03/2021

Prezados,

Seguem abaixo os links para que acessem as versões atualizadas dos passo a passos 'Como conferir a programação dos trabalhos que serão apresentados nas sessões da JICTAC 2020 - Edição Especial e visualizar os conteúdos desses trabalhos ' e 'Como entrar nas salas das sessões de apresentação de trabalhos da JICTAC 2020 - Edição Especial e como realizar algumas ações nela'.

As atualizações nos referidos passo a passos foram necessárias porque a Even3 realizou alterações recentes no menu Apresentação de Trabalhos da plataforma JICTAC 2020.

Como conferir a programação dos trabalhos que serão apresentados nas sessões da JICTAC 2020 - Edição Especial e visualizar os conteúdos desses trabalhos
Link: http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Como_conferir_a_programa%C3%A7%C3%A3o_dos_trabalhos_e_visualizar_seus_conte%C3%BAdos_-_15032021.pdf

Como entrar nas salas das sessões de apresentação de trabalhos da JICTAC 2020 - Edição Especial e como realizar algumas ações nela
Link: http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Para_participantes_-_Como_entrar_nas_salas_e_algumas_a%C3%A7%C3%B5es_-_15032021.pdf

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

---

Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) deliberam sobre 42ª JICTAC - Edição Especial

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), reunidos em sessão conjunta, no dia 24/02/2021, considerando a importância da Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) para o Programa de Iniciação Científica , artística e cultural da UFRJ e a importância da participação de todo o corpo docente, discente e técnico-administrativo nesse evento, deliberaram que na semana acadêmica de realização da edição especial da JICTAC 2021, entre 22/03/2021 e 26/03/2021, não poderão ser realizadas atividades avaliativas, sejam síncronas ou assíncronas, e que, preferencialmente, devido à importância da JICTAC, as outras atividades acadêmicas sejam suspensas. Caso a suspensão não seja possível, que seja dada preferência às atividades assíncronas. Os Conselhos também salientaram a importância de as Unidades incentivarem a participação dos alunos, em especial, a participação dos novos alunos na JICTAC, para aproximá-los da instituição neste momento de atividade remota, em que inúmeros desafios nos têm sido impostos em decorrência da COVID-19. O sucesso da JICTAC se mantém graças à dedicação constante e ao esforço conjunto de toda a comunidade da UFRJ. Com o apoio de todos os que participam desta organização, asseguram-se, hoje e sempre, a apresentação e o debate da pesquisa conduzida em nível de iniciação científica nos Centros, Campi e nas Unidades da UFRJ.

-------------------------------------

Atualização de 11/03/2021 (atualizada em 15/03/2021):

Prezados Autores e Orientadores,

Conforme informado anteriormente, a Comissão Organizadora da JICTAC 2020, por conta do enorme número de submissões e de participantes do evento, só aceitará solicitações de autores e de orientadores de resumos para alterações na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (para verificar possibilidade de atendimento) se elas tiverem uma ou as duas justificativas listadas abaixo:

- Se o autor principal (apresentador) ou o orientador principal do resumo identificarem choque de horário nas atuações para as quais foi designado na JICTAC 2020

- Se autores identificarem que seus trabalhos não aparecem na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (neste caso, tanto autores quanto orientadores desses trabalhos podem enviar esta solicitação)

O prazo para solicitar alterações na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (caso a justificativa para a solicitação seja uma ou as duas citadas acima) foi prorrogado até o dia 15/03/2021 12:00h e para realizar a referida solicitação responda um dos formulários abaixo dependendo de qual Centro/Campus é a área temática de seu resumo:

- CCMN/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY-QkaUTJqGYZsA_mFUBVXp7Iwa5e2P7G6dUHUwLv_slguaw/viewform

-CCS/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScE1NcS61rJTKbf_Cfn9ReyZZwaZCCxW_EKKKnzG3uLS_w62w/viewform

- CCJE/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8MHFthVWls51QAbZ4gcJHAZck1JukYtEaBc-Zcxc9bO3JYQ/viewform

-CFCH/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5N5vlIeTpBN9zoilBSxWSqdNTrI6x_dUAd_UaCs5Z3zC8eg/viewform

- CLA/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_XDdL-KGYtLfo7eEr3LOzSsMUFMMdrvKbzX6giDhn1eUyDA/viewform

CT/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAMK_en9sThdnNQlyrAwr8AMYp0ryuSl-_zbX6DiFMMVU6EQ/viewform

- FCC/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDnpByWiL5Mj-hlUNeJD-QWKL2ZL8LRnk2C_AHWk-8d3ZnpA/viewform

- Campus Macaé/UFRJ:

Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedWSoGcIL3ynFRyhxm2-Ly5ssmijq6stdJtJUJBfn2UhghyQ/viewform

- Campus Duque de Caxias/UFRJ:

Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdest-ZtUQWhOlNtqUoIeM97nq9BWR0DtlWR8CkxkiIAx1G1Q/viewform

Lembramos novamente que todos os autores principais (apresentadores) e que todos os orientadores principais dos resumos obrigatoriamente precisarão estar inscritos no evento. Cordialmente,

Coordenaçao Geral JICTAC 2020

----------------------------------------

Atualização de 08/03/2021:

Prezados,

A Even3 realizou alterações recentes na plataforma JICTAC 2020.

Por isso, em breve, atualizaremos os passo a passos 'Como conferir a programação dos trabalhos que serão apresentados nas sessões da JICTAC 2020 - Edição Especial e visualizar os conteúdos desses trabalhos' e 'Como entrar nas salas das sessões de apresentação de trabalhos da JICTAC 2020 - Edição Especial e como realizar algumas ações nela'.

Após a atualização deles, informaremos aos senhores.

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

------------------------

Atualização de 03/03/2021:

Prezados Autores e Orientadores,

A Programação de sessões de apresentação de trabalhos JICTAC 2020 já foi publicada e está disponível para ser consultada na plataforma JICTAC 2020.

Para saber como conferir a programação dos trabalhos que serão apresentados nas sessões da JICTAC 2020 - Edição Especial e visualizar os conteúdos de cada um dos resumos nelas programados, acesse o passo a passo link http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Como_conferir_a_programa%C3%A7%C3%A3o_dos_trabalhos_e_visualizar_seus_conte%C3%BAdos_0303.pdf

A Comissão Organizadora da JICTAC 2020 informa que, por conta do enorme número de submissões e de participantes do evento, só aceitará solicitações de autores e de orientadores de resumos para alterações na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (para verificar possibilidade de atendimento) se elas tiverem uma ou as duas justificativas listadas abaixo e que estas solicitações só poderão ser feitas até o dia 11/03/2021 12:00h:

- Se o autor principal (apresentador) ou o orientador principal do resumo identificarem choque de horário nas atuações para as quais foi designado na JICTAC 2020

- Se autores identificarem que seus trabalhos não aparecem na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (neste caso, tanto autores quanto orientadores desses trabalhos podem enviar esta solicitação)

Para solicitar alterações na Programação de Sessões da JICTAC 2020 (caso a justificativa para a solicitação seja uma ou as duas citadas acima), responda um dos formulários abaixo dependendo de qual Centro/Campus é a área temática de seu resumo:

- CCMN/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY-QkaUTJqGYZsA_mFUBVXp7Iwa5e2P7G6dUHUwLv_slguaw/viewform

-CCS/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScE1NcS61rJTKbf_Cfn9ReyZZwaZCCxW_EKKKnzG3uLS_w62w/viewform

- CCJE/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8MHFthVWls51QAbZ4gcJHAZck1JukYtEaBc-Zcxc9bO3JYQ/viewform

-CFCH/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5N5vlIeTpBN9zoilBSxWSqdNTrI6x_dUAd_UaCs5Z3zC8eg/viewform

- CLA/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_XDdL-KGYtLfo7eEr3LOzSsMUFMMdrvKbzX6giDhn1eUyDA/viewform

CT/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAMK_en9sThdnNQlyrAwr8AMYp0ryuSl-_zbX6DiFMMVU6EQ/viewform

- FCC/UFRJ:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDnpByWiL5Mj-hlUNeJD-QWKL2ZL8LRnk2C_AHWk-8d3ZnpA/viewform

- Campus Macaé/UFRJ:

Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedWSoGcIL3ynFRyhxm2-Ly5ssmijq6stdJtJUJBfn2UhghyQ/viewform

- Campus Duque de Caxias/UFRJ:

Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdest-ZtUQWhOlNtqUoIeM97nq9BWR0DtlWR8CkxkiIAx1G1Q/viewform

Para saber como entrar nas salas das sessões de apresentação de trabalhos da JICTAC 2020 - Edição Especial e como realizar algumas ações nela, acesse o passo a passo link http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Para_participantes_-_Como_entrar_nas_salas_e_algumas_a%C3%A7%C3%B5es_0303.pdf

Lembramos que todos os autores principais (apresentadores) e que todos os orientadores principais dos resumos obrigatoriamente precisarão estar inscritos no evento.

Cordialmente,

Coordenaçao Geral JICTAC 2020

----------------------------------------

Atualização de 26/02/2021:

Prezados,

A divulgação da Programação Final da JICTAC 2020 foi adiada e ocorrerá em dois momentos diferentes:

- A Programação de Sessões de apresentação de trabalhos será divulgada até dia 03/03/2021 (quarta-feira).

- A Programação das Sessões especiais de comunicação e Atividades de interesse geral será divulgada em data posterior.

Conforme as programações forem divulgadas, informaremos como fazer para visualizá-las.

Acesse o Cronograma de Atividades da JICTAC 2020 - Edição Especial (retificado em 26/02/2021) clicando em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/CRONOGRAMAJICTAC2020RETIFICADOEM26022021.pdf

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

--------------------------------------------------

Atualização em 25/02/2021:

Prezados Autores e Orientadores JICTAC 2020,

 

 A Comissão Organizadora da JICTAC 2020 informa que, com a proximidade da finalização da Programação de Sessões e sua divulgação em breve, não mais serão aceitos pedidos de exclusões/cancelamentos/desistências de resumos.

   Deverão enviar justificativas de ausência, em momento oportuno, o Apresentador e/ou Orientador principal cuja presença obrigatória está prevista no Edital e que não puderem mais participar da 42ª JICTAC - Edição Especial. 

   Em breve, enviaremos nova mensagem, informando como as justificativas de ausência deverão ser enviadas.

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

-----------------------------------------------------------

Prezados apresentadores de trabalhos da JICTAC 2020,

Abaixo seguem respostas a algumas dúvidas que chegaram para a Coordenação Geral JICTAC 2020:

- A gravação da apresentação para a JICTAC 2020 (para quem optar pelo uso dela) precisa ser realizada por meio de alguma plataforma ou programa pré-estabelecido?

Não. É de livre escolha do apresentador e do seu orientador a plataforma ou o programa que será usado para a referida gravação. Mas, lembramos que, quem optar pelo uso de apresentação gravada na JICTAC 2020, deverá obrigatoriamente subir (upload) o arquivo da gravação da sua apresentação para o seu canal do Youtube com antecedência (conforme explicado em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Tutorial_JICTAC_2020_-_sobre_grava%C3%A7%C3%B5es_de_apresenta%C3%A7%C3%B5es_e_sobre_v%C3%ADdeos_que_ser%C3%A3o_utilizados_em_apresenta%C3%A7%C3%B5es.pdf).

- O apresentador precisa obrigatoriamente aparecer durante a gravação de sua apresentação para a JICTAC 2020 se optar por este recurso?

Preferencialmente, sim. Mas, não é obrigatório.

- Se o apresentador optar pela utilização de apresentação gravada para a JICTAC 2020, o autor principal (apresentador) precisará estar presente no dia/horário da sessão em que seu trabalho está programado?

Sim. O apresentador e o orientador principal do trabalho precisarão obrigatoriamente estar presentes do início ao fim da sessão em que o trabalho está programado. O apresentador que optar por gravar antecipadamente sua apresentação precisará estar presente na sessão, inclusive, para informar o link da sua gravação no chat da sessão (no momento oportuno) e para responder as eventuais arguições sobre o seu trabalho.

- Como deverão ser as apresentações para a JICTAC 2020?

Os dois tipos de apresentação (curta e padrão), sejam gravadas ou ao vivo, terão o mesmo modo de apresentação: slides em PPT (ou algo similar) com o aluno explicando o seu trabalho e passando os slides. O que vai mudar entre as apresentações curta e padrão será o tempo de duração de cada uma delas , já que as apresentações dos trabalhos da modalidade 'Resumo Apresentação Oral Curta' poderão ter duração de 5 a 10 minutos e as dos trabalhos modalidade da 'Resumo Apresentação Oral Padrão' poderão ter duração de 10 a 15 minutos. Assim como o uso ou não de slides (ou algo similar), também a quantidade deles é de livre escolha do apresentador e de seu orientador. Não é necessário imprimir pôsteres para utilizar nas apresentações.

Clicando em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/modeloSlidesApresentacaoJICTAC2020.pptx acesse modelo de slide que, se você desejar, poderá usar na apresentação do seu trabalho. Alertamos que:

- o modelo de slide é apenas uma sugestão, não sendo de uso obrigatório;

- o modelo de slide sugerido pode ser usado para as duas modalidades de apresentação (curta e padrão);

- o tipo, a cor (sugerimos branca) e o tamanho da letra usada na preparação do slide é de livre escolha;

- Nas apresentações JICTAC 2020, só podemos ter um apresentador no momento da apresentação seja ela ao vivo ou gravada?

Sim.

- Quando a Programação de Sessões JICTAC 2020 estará disponível?

A previsão é de que a Programação de Sessões será divulgada até o dia 26/02/2021, ficando disponível na própria plataforma JICTAC 2020. No momento oportuno, explicaremos como acessar a Programação de Sessões após sua publicação.

Desejamos sucesso em sua apresentação.

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

---------------------------------------------------------------------------------

Atualização em 27/01/2021:

Prezados apresentadores de trabalhos da JICTAC 2020,

Vocês poderão fazer uso, se desejarem, de gravações de suas apresentações e de outros vídeos que julgarem necessários para a apresentação dos seus trabalhos na 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ'.

A gravação de apresentação e vídeos podem ser usados tanto para trabalhos da modalidade 'Resumo Apresentação Oral Curta', quanto para trabalhos da modalidade 'Resumo Apresentação Oral Padrão'.

Sobre a utilização das referidas gravações e de outros vídeos nas sessões de apresentação de trabalhos na 42ª JICTAC - Edição Especial, esclarecemos:

- Aqueles que decidirem pela apresentação gravada ou por utilizar vídeos em suas apresentações não precisam enviar previamente esse material para nenhuma das instâncias da organização do evento.

- Os apresentadores que optarem por utilizar gravações e vídeos precisarão subi-los para o Youtube antes de suas apresentações (no modo ‘Não listado’) e deverão também copiar os links deles (para informarem nos chats de suas sessões em momento oportuno).

- Se os vídeos que pretendem usar, no dia de suas apresentações, já estiverem na internet e com links ativos, não precisam subi-los para o Youtube.

Alertamos que, ao planejarem suas apresentações para a JICTAC 2020, lembrem que os trabalhos da modalidade 'Resumo Apresentação Oral Curta' poderão ter duração de 5 a 10 minutos e que os trabalhos modalidade da 'Resumo Apresentação Oral Padrão' poderão ter duração de 10 a 15 minutos.

Acesse o tutorial que explica 'Como criar uma conta no Youtube', 'Como criar um canal no Youtube para poder enviar um vídeo', 'Como enviar um vídeo para o Youtube', ' Como remover o vídeo do Youtube após o evento (se desejar)' e 'Como excluir o seu canal/conta do Youtube após o evento (se desejar)', clicando em http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Tutorial_JICTAC_2020_-_sobre_grava%C3%A7%C3%B5es_de_apresenta%C3%A7%C3%B5es_e_sobre_v%C3%ADdeos_que_ser%C3%A3o_utilizados_em_apresenta%C3%A7%C3%B5es.pdf

Cordialmente,

Coordenação Geral JICTAC 2020

--------------------------------------------

Atualização de 21/01/2021:

Se você pretende apresentar seu trabalho por meio de uma gravação feita previamente ou se pretende usar outros vídeo(s) em sua apresentação, fique atento pois, em breve, a Coordenação Geral da 42ª JICTAC - Edição Especial divulgará as instruções de como você deverá proceder nesses casos!!

-----------------------------------------------

Nova atualização de 15/12/2020:

Os prazos das etapas 'Avaliação dos Resumos pelos avaliadores e Revisão de resumos por autores e/ou orientadores' e 'Resultado Final ' foram prorrogados gerando uma nova retificação no cronograma de atividades da JICTAC 2020 - Edição Especial. Com a prorrogação, a etapa 'Avaliação dos Resumos pelos avaliadores e Revisão de resumos por autores e/ou orientadores' estender-se-á até dia 22/12/2020 e o Resultado Final será divulgado até 11/01/2021.

Não deixem para última hora para avaliar, revisar e validar as revisões dos resumos.

Clique aqui para acessar o Cronograma de Atividades retificado em 15/12/2020 da JICTAC 2020 - Edição Especial

--------------------------------------------

Atualização de 15/12/2020:

Prezados Avaliadores da JICTAC 2020 - Edição Especial,

Fomos surpreendidos pela repercussão de mensagem enviada através da plataforma JICTAC 2020 para todos os avaliadores convocando para a avaliação de resumos.

Esclarecemos que a mensagem foi enviada por uma das Coordenações de Centro com a intenção de convocar apenas os que ainda não haviam participado do processo de avaliação mas, equivocamente, foi enviada para todos indistintamente.

Por esse transtorno, pedimos imensas desculpas, reconhecendo a valiosa participação dos que não mediram esforços para colaborar com a JICTAC 2020, inclusive avaliando muito mais resumos do que foi pedido.

Informamos ainda que a plataforma JICTAC 2020 registra o número de avaliações realizadas por cada um, possibilitando constatar a significativa dedicação da grande maioria dos avaliadores.

Mais uma vez, pedimos desculpas pelo incômodo causado e demonstramos nosso reconhecimento, agradecendo a colaboração e a compreensão de todos

Cordialmente, Coordenação Geral da JICTAC 2020

--------------------------------------------

Atualização de 07/12/2020:

A Coordenação Geral da JICTAC 2020 decidiu unificar as 3 etapas 'Avaliação dos Resumos pelos avaliadores (pelo menos primeiro parecer)' , 'Revisão de resumos por autores e/ou orientadores' e 'Avaliação dos Resumos pelos avaliadores (parecer final)' do CRONOGRAMA DE ATIVIDADES anterior em uma única etapa contínua 'Avaliação dos Resumos pelos avaliadores e Revisão de resumos por autores e/ou orientadores' que será de 01/12/2020 a 15/12/2020 .

Clique aqui para acessar o Cronograma de Atividades da JICTAC 2020 - Edição Especial após esta nova retificação de 07/12/2020

--------------------------------------------

Atualização de 04/12/2020:

Prezados avaliadores,

A JICTAC 2020 – Edição especial já é um grande sucesso! Temos um número fantástico de submissões. Entretanto, dentre estas inscrições, temos muitos trabalhos que ainda não apresentam resultados por conta da interrupção das atividades presenciais e também de trabalhos de alunos e alunas, bolsistas do último edital 2020 que, apesar da não obrigatoriedade de participação, mostraram grande interesse no evento.

Dentro deste contexto, solicitamos sua compreensão ao avaliar resumos que ainda não apresentem resultados. Neste momento, julgamos que a participação destes alunos e alunas e a manutenção de seu interesse pela atividade de pesquisa dentro a UFRJ é o aspecto mais importante.

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

-------------------------------------

Atualizações de 01/12/2020:

Prezado Avaliador da JICTAC 2020,

Hoje, começou a etapa de avaliação de resumos da JICTAC 2020.

É possível que, em sua Área de Avaliação deste evento, na aba Em andamento da tela Avaliação das Submissões, estejam aparecendo muitos resumos, mas você não precisa avaliar todos eles conforme trecho abaixo retirado das Regras de Avaliação:

''ATENÇÃO: Como a Comissão Organizadora da JICTAC 2020 optou pela distribuição automática dos resumos para os avaliadores, todos os resumos que sejam das modalidades/áreas temáticas que você selecionou ao aceitar o convite para avaliação, vão aparecer para você neste local (exceto, os que já receberam o número de avaliações necessárias). Dos que aparecerem para você, avalie APENAS 3 ou 4 resumos.''

Por gentileza, não deixe de ler atentamente tanto as Regras de avaliação quanto as Regras de submissão da JICTAC 2020 que aparecem em sua Área de Avaliação deste evento.

Agradecemos desde já pela sua participação e boas avaliações.

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

-------------------------------------

Atualizações de 30/11/2020:

Prezados orientadores de resumos da 42ª JICTAC – Edição Especial,

Informamos que todos os orientadores de resumos da XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ precisam se inscrever no evento na categoria Orientador e que as inscrições para essa categoria foram prorrogadas (podem ser feitas em https://www.even3.com.br/jictac2020ufrj/).

ATENÇÃO: As inscrições para as categorias 'Apresentador aluno da UFRJ (autor principal)' e 'Apresentador aluno externo UFRJ (autor principal)' e a submissão de resumos na JICTAC 2020 não serão mais prorrogadas e acabam HOJE, dia 30/11/2020.

Att,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

Prezados docentes, técnicos-administrativos doutorandos e pós-doutorandos vinculados à UFRJ,

Amanhã, dia 01/12/2020, inicia-se a etapa de avaliação de resumos da JICTAC 2020. Caso receba via e-mail um convite para avaliação da plataforma JICTAC 2020, para aceitá-lo, clique em ACEITAR CONVITE. Em seguida, após acessar o sistema, por favor:

- selecione as duas modalidades: Resumo apresentação oral curta e Resumo apresentação oral padrão (marcando as caixas de seleção de AMBAS as modalidades) - caso não estejam já marcadas

- selecione as áreas temáticas que deseja avaliar (marcando as caixas de seleção convenientes)

- clique no botão Escolher

As demais Regras de Avaliação poderão ser vistas, quando a etapa de avaliação de resumos começar, na Área do Avaliador da plataforma Even3 da ‘XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ’ e também podem ser vistas clicando aqui

Observação: Lembramos que, conforme Edital CEG/CEPG no 440 de 04 de novembro de 2020, os orientadores de bolsistas PIBIC-UFRJ, PIBIC-CNPq, PIBIAC e PIBIC-EM estão obrigados a participar das atividades da JICTAC 2020 - Edição Especial, principalmente durante a apresentação de seus orientados e na sua atuação como parecerista de resumos e avaliador e/ou coordenador de sessão.

Att,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

Prezados autores que submeteram resumos na JICTAC 2020,

Amanhã, dia 01/12/2020, inicia-se a etapa de avaliação de resumos da JICTAC 2020.

Fiquem atentos aos e-mails que informaram na plataforma JICTAC 2020 para acompanharem as divulgações dos resultados da avaliação de seus resumos.

Se o seu resumo receber parecer Aprovado com Ressalvas, você precisará efetuar correções nele e submeter a versão revisada dele. Saiba como fazer isso caso aconteça em https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/212236146-Submeter-meu-trabalho-revisado

Att,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

--------------------

Atualização de 29/11/2020:

Reproduzimos abaixo mensagem enviada hoje pela plataforma JICTAC 2020 para os orientadores deste evento:

Prezados Orientadores,

Todos os orientadores de resumos da JICTAC 2020 obrigatoriamente precisam se inscrever no evento (link https://www.even3.com.br/jictac2020ufrj/) na categoria Orientador. As inscrições para essa categoria podem ser feitas até amanhã dia 30/11/2020.

Reproduzimos abaixo a mensagem que enviamos agora há pouco para os autores da JICTAC 2020. Pedimos, por gentileza, que verifiquem se os resumos já submetidos sob sua orientação, neste evento, cumprem as Regras de submissão estipuladas aqui

Além disso, pedimos imensamente que, dentre outros aspectos, também verifiquem se o teor do campo Título e se a opção marcada no campo 'Escolha o tipo de participação na JICTAC' de cada um dos referidos resumos estão adequados. Caso percebam necessidade de edições nos resumos sob sua orientação, peçam aos autores principais para realizá-las o mais rápido possível porque a etapa avaliação de resumos já começa no dia 01/12/2020:

--------------------------

Prezados Autores,

Agradecemos a submissão de seu resumo na 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ'.

Pedimos que verifiquem em seus resumos já submetidos se cumpriram todas as Regras de Submissão da JICTAC 2020 incluindo as que destacamos abaixo:

- Observe se, em seu resumo, você incluiu todos os demais autores e todos os orientadores do trabalho de forma que primeiro apareça o autor principal, depois todos os coautores (se houver) e por último todos os orientadores (sendo que ao lado do nome dos orientadores você deverá ter colocado entre parênteses a palavra Orientador(a). Exemplo: Fulano Ciclano Beltrano (Orientador)). Caso não o tenha feito, essas inclusões podem ser feitas pelo botão Adicionar Autor.

- Confirme com cada orientador do seu resumo se o e-mail dele informado em seu resumo coincide com o e-mail que ele usou/usará para criar conta na plataforma do evento (Even3) que, no caso do orientador responsável pela bolsa, deverá ser o mesmo que está cadastrado no sistema PIBIC/PIBITI/PIBIAC/PIBIC-EM.

Saiba como editar seu trabalho já submetido em https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/200759874-Editar-ou-excluir-meu-trabalho-j%C3%A1-submetido

Lembramos que, no dia 01/12/2020, já entraremos na etapa avaliação de resumos. Por isso, corre lá para editar o que for necessário.

Att,

--------------------------

Att,

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reproduzimos abaixo mensagem enviada ontem pela plataforma JICTAC 2020 para os autores deste evento:

Prezados Autores,

Alertamos que, conforme o Edital, a JICTAC 2020 é um evento especialmente voltado para apresentação de trabalhos de Pesquisa e aberta apenas a estudantes de graduação e de ensino médio, internos e externos, bolsistas ou não, envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ. Caso você tenha inscrito seu trabalho de Extensão ou não seja aluno dessas categorias, pedimos que faça a exclusão do resumo inscrito na JICTAC 2020 e aguarde a SIAc 2021 para inscrever seu trabalho. Sua participação como ouvinte na JICTAC 2020 será naturalmente muito bem-vinda.

Para saber como excluir trabalho submetido, acesse https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/200759874-Editar-ou-excluir-meu-trabalho-j%C3%A1-submetido

E para saber como trocar a categoria da sua inscrição, acesse https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/206475445-Trocar-a-categoria-da-minha-inscri%C3%A7%C3%A3o

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

---------------------------

Reproduzimos abaixo mensagem enviada hoje pela plataforma JICTAC 2020 para os autores deste evento:

Prezados Autores,

Agradecemos a submissão de seu resumo na 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ'.

Pedimos que verifiquem em seus resumos já submetidos se cumpriram todas as Regras de Submissão da JICTAC 2020 incluindo as que destacamos abaixo:

- Observe se, em seu resumo, você incluiu todos os demais autores e todos os orientadores do trabalho de forma que primeiro apareça o autor principal, depois todos os coautores (se houver) e por último todos os orientadores (sendo que ao lado do nome dos orientadores você deverá ter colocado entre parênteses a palavra Orientador(a). Exemplo: Fulano Ciclano Beltrano(Orientador)). Caso não o tenha feito, essas inclusões podem ser feitas pelo botão Adicionar Autor.

- Confirme com cada orientador do seu resumo se o e-mail dele informado em seu resumo coincide com o e-mail que ele usou/usará para criar conta na plataforma do evento (Even3) que, no caso do orientador responsável pela bolsa, deverá ser o mesmo que está cadastrado no sistema PIBIC/PIBITI/PIBIAC/PIBIC-EM.

Saiba como editar seu trabalho já submetido em https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/200759874-Editar-ou-excluir-meu-trabalho-j%C3%A1-submetido.

Lembramos que, no dia 01/12/2020, já entraremos na etapa avaliação de resumos. Por isso, corre lá para editar o que for necessário.

Att,

Cordialmente,

Coordenação Geral da JICTAC 2020

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 26/11/2020:

O prazo para submissão de resumos e o prazo para inscrição de algumas categorias 'Apresentador aluno da UFRJ', 'Apresentador aluno externo UFRJ ' e 'Orientador' da 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)' foi prorrogado para dia 30/11/2020 (ATENÇÃO:Última prorrogação) e o cronograma do evento foi retificado em várias etapas/datas.

Não deixe para última hora, principalmente se você está entre os que têm obrigatoriedade de participar e/ou submeter resumos nesse evento.

Clique aqui para acessar o Cronograma de Atividades retificado da JICTAC 2020 - Edição Especial

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 17/11/2020:

O prazo para submissão de resumos e o prazo para inscrição de algumas categorias 'Apresentador aluno da UFRJ', 'Apresentador aluno externo UFRJ ' e 'Orientador' da 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)' foi prorrogado para dia 27/11/2020.

Não deixe para última hora, principalmente se você está entre os que têm obrigatoriedade de participar e/ou submeter resumos nesse evento.

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 13/11/2020 (ajustada em 17/11/2020):

As inscrições e a submissão de resumos para XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural JICTAC 2020 – Edição Especial, que acontecerá virtualmente dos dias 22/03/2021 a 26/03/2021, já estão abertas.

Clique aqui para acessar a página do evento 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)' na Even3 onde é possível se inscrever no evento, submeter resumos e obter mais informações

Fiquem atento as nossas importantes instruções abaixo:

- Antes de realizar sua inscrição no evento, crie sua conta na plataforma Even3 (veja como no manual 'Criar minha conta na Even3': https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/115003474663-Criar-minha-conta-na-Even3).

Atenção orientadores de trabalho:

- Quando criarem conta na Even3, coloquem ao lado de seus nomes entre parênteses a palavra Orientador(a). No caso de já terem conta na Even3, alterem seus nomes no cadastro dessa plataforma para atender a essa exigência.

- Caso você seja orientador responsável por bolsa, o seu e-mail no perfil da Even3 deverá ser o mesmo que está cadastrado no sistema PIBIC/PIBITI/PIBIAC/PIBIC-EM (se necessário, altere seu e-mail editando seu perfil na Even3).

Link para manual ‘Alterar dados do meu perfil’: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/360037333672-Alterar-dados-do-meu-perfil

- Link para manual 'Realizar minha inscrição em um evento': https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/208384343-Realizar-minha-inscri%C3%A7%C3%A3o-em-um-evento(Atenção: Inscreva-se na categoria correta.)

- Link para manual ‘Submeter meu trabalho em um evento’: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/212882026-Submeter-meu-trabalho-em-um-evento

Atenção autores:

- Não deixem de ler as ‘Regras e instruções para submissão de resumos para ‘XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)’’ clicando aqui

- Leiam também as informações contidas nos ícones que aparecerão durante a submissão de resumos

Link para manual ‘Editar ou excluir meu trabalho já submetido’: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/200759874-Editar-ou-excluir-meu-trabalho-j%C3%A1-submetido

Para saber mais sobre como utilizar a plataforma da Even3, acesse https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br

Para dirimir dúvidas sobre o uso da plataforma da Even3 (caso persistam mesmo após consulta aos manuais que estão no link acima) e/ou para tratar de eventuais erros que acontecerem durante a utilização da referida plataforma, envie e-mail para: meajuda@even3.com.br .

Caso seja orientador/bolsista PIBIC ou PIBITI e, embora tenha lido o edital do evento, ainda esteja em dúvida, envie e-mail para pibic@pr2.ufrj.br .

Para outros tipos de dúvidas, consulte a Coordenação da JICTAC 2020 - Edição Especial do Centro ou Campus Universitário em que apresentará o(s) trabalho(s).

Informações adicionais poderão ser obtidas nesta notícia ou pelo envio de e-mail para a Coordenação Geral da JICTAC 2020 (jornada@pr2.ufrj.br) .

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 11/11/2020:

Prezado Autor,

Na ‘XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural JICTAC 2020 – Edição Especial’, a submissão de resumos será feita diretamente na plataforma.

Como as inscrições começarão em breve, caso deseje se antecipar na preparação de seu resumo, acesse e leia com atenção as informações abaixo.

Clique aqui para acessar as instruções sobre como você deverá colocar as informações TÍTULO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE e REFERÊNCIAS ao submeter seu trabalho na plataforma que será usada na 'XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural JICTAC 2020 – Edição Especial'

-------------------------------------

A XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020) tem como principal objetivo proporcionar a oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, promovendo, desse modo, a troca de experiências entre os alunos de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos envolvidos em atividades de pesquisa.

Ela acontecerá virtualmente dos dias 22/03/2021 a 26/03/2021.

Clique aqui para acessar o 'Edital CEG/CEPG nº 440, de 04 de novembro de 2020 XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica Artística e Cultural JICTAC 2020 - Edição Especial' na íntegra (Aviso importante: O início das inscrições foi adiado em função da necessidade de ajustes na plataforma para a realização da 42ª JICTAC - Edição Especial em ambiente virtual de apresentação. Pedimos desculpas pelo inconveniente e avisaremos assim que conseguirmos concluir essa etapa. As inscrições estão previstas para iniciar ainda esta semana.)