Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 09/12/2020 a 18/12/2020)
09/12/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Coppe entrega Prêmio Mérito Acadêmico 2020

Na próxima quarta-feira, 23 de dezembro, o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) fará a entrega da premiação institucional a quatro docentes que se destacaram pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Frederico Wanderley Tavares, do Programa de Engenharia Química (PEQ), receberá o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente sênior; Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), e João Paulo Bassin (PEQ) receberão na categoria docente jovem; e Leda dos Reis Castilho (PEQ) será agraciada com o Prêmio Lobo Carneiro por sua destacada contribuição no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O evento terá início às 14 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube

Fonte: FAPERJ

Link

--------------- 18/12/2020
Conferência com o Prof. Dr. Alberto Ferreiro

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

Youtube 18/12/2020
Uezo promove I BraiNNIAC Workshop 2020

A Unidade Universitária de Computação (UComp) da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizará o I BraiNNIAC Workshop 2020. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, a partir das 8h, via Google Meet e será transmitido ao vivo pelo YouTube. O cronograma completo e o link de acesso ao evento estão disponíveis online.

Link

------------ 11/12/2020
Saúde Amanhã realiza webinário ‘População, Segurança Alimentar e Desigualdades

Iniciativa pioneira na prospecção de cenários futuros para o setor Saúde no Brasil, a rede Brasil Saúde Amanhã, que completa 10 anos em 2020, promove mais um seminário online no dia 15 de dezembro, terça-feira, das 10h às 12h30, com transmissão pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Intitulado “Pensando o Futuro da Saúde no Brasil: População, Segurança Alimentar e Desigualdades”, o evento discutirá as tendências mapeadas por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para os próximos 20 anos. A discussão adianta os resultados registrados nos próximos três Relatórios de Pesquisa a serem publicados no portal Saúde Amanhã: “Dinâmica Demográfica e Distribuição Espacial da População: Cenários para 2040, um Olhar Socioeconômico”, de Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira e Mônica O´Neill; “Terra, Segurança e Soberania Alimentar, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Covid-19”, de Gustavo Souto de Noronha; e “Desigualdades e Vulnerabilidades em Saúde”, de Wanessa Debôrtoli de Miranda, Fabrício Silveira e Rômulo Paes-Sousa. A abertura do evento será conduzida pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, que situará o debate no marco global de busca pela equidade, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A moderação, por sua vez, ficará a cargo do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Fonte: FAPERJ

Link

------------ 11/12/2020
Chamada aberta de artigos: “Pedagogia(s) das Artes Cênicas” Dossiê temático da Revista Cena

A Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul receberá, até o dia 10 de janeiro de 2021, artigos para o Dossiê Temático "Pedagogia(s) das Artes Cênicas".

Link YouTube - dia 17/12

------------ 10/12/2020
A Idade Média no Cinema – Quiz 2: a marginalidade

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Link YouTube - dia 18/12 10/12/2020
Capacitação 'Conteúdos científicos, recursos e soluções da American Chemical Society (ACS) para alavancar sua pesquisa'

A capacitação é online, totalmente gratuita e aberta a todos.

Fonte da notícia: ACS Publications - Brazil (Adaptada)

Fonte do banner: ACS Publications - Brazil

Link

17 de dezembro de 2020 às 10h 10/12/2020 (atualizada em 15/12/2020)
III Coloquio Internacional de Investigación en Artes - 09 a 12 de Dezembro

Link

Inscrições abertas para ouvintes 09/12/2020
SEMINÁRIOFÓRUM 15 Anos - Dança: Atratores de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA convida a comunidade de dança para participar do SEMINÁRIOFÓRUM 15 Anos - Dança: Atratores de Pesquisa, reunindo discentes, docentes, egressos, pessoas técnico-administrativas, pós-doutorandas(os), pessoas amigas e parceiras de outros PPGs que contribuíram para a construção dessa história. Esse evento vai contar com palestras, danças e fóruns durante três dias, entendendo essa comemoração enquanto construção e resistência contínua.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA))

Link YouTube

Programação

09/12/2020
Genobio 20 acontece entre os dias 14 e 16 deste mês de forma virtual

Será realizada, entre os dias 14 e 16 deste mês, de forma virtual, a Genobio 20, evento que celebra os 20 anos da Genômica e Bioinformática no Brasil. Previsto para ser realizado em abril no Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC/MCTI (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) de forma presencial agora será virtual e contará com a colaboração da SBG (Sociedade Brasileira de Genética). Voltado para pesquisadores, estudantes, empresários e gestores, o ciclo de palestras promove discussões científicas, tecnológicas e econômicas em painéis que debaterão oportunidades e desafios nesse campo, pensando no futuro, mas tendo uma avaliação do passado.

Para se inscrever no evento basta acessar o site do evento. No endereço também está disponível a programação e a lista de palestrantes. As transmissões serão realizadas através do canal no Youtube da Sociedade Brasileira de Genética - SBG..

Fonte: Site LNCC (Adaptada)

Link

------------ 09/12/2020
Relançamento Revista Versus CCJE - 10/12/2020

O Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ, Professor Flávio Alves Martins, convida todos os membros da comunidade universitária para o (re)lançamento da Revista Versus, que acontece dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas, por transmissão ao vivo pelo Canal do CCJE no YouTube.

A "VERSUS – Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ" foi mantida, de 2008 a 2011, pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas no formato impresso e com publicação trimestral. Dividida em duas partes, a revista trazia, em uma delas, entrevistas considerando temas políticos e culturais e, na outra, conteúdos acadêmicos. Nesse período, foram feitas entrevistas com Maria da Conceição Tavares, Samuel Pinheiro Guimarães, Fernanda Montenegro, Ferreira Gullar, Oliver Stone marcando, assim, as páginas da Versus. Publicações de ensaios pouco conhecidos de figuras renomadas, como o do Celso Furtado, também figuram entre seus conteúdos.

A gestão atual da Decania do CCJE encarou como um de seus objetivos a retomada da publicação da Revista Versus em formato eletrônico e de edição semestral. O que se desdobra no ato de lançamento da primeira edição dessa nova etapa da Versus. O número de 7 da Revista será disponibilizado no formato eletrônico.

Fonte: Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE/UFRJ

Link YouTube

------------ 09/12/2020
Comemoração dos 55 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Micobiologia) - PPG-MICRO DOS 55

Fonte: Coordenação do PPG-MICRO / UFRJ

Link YouTube - dia 17/12 Link YouTube - dia 18/12

------------ 09/12/2020