Academia Brasileira de Ciências homenageia o Acadêmico Jorge Almeida Guimarães
21/05/2014

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vão homenagear o Acadêmico Jorge Almeida Guimarães por seus dez anos à frente da Capes. No próximo dia 23/05, às 15h, em cerimônia na capela ecumênica da Uerj, o professor receberá a Medalha Henrique Morize por sua extraordinária contribuição à Ciência Brasileira.

Essa medalha, que está sendo outorgada pela primeira vez, leva o nome de um dos fundadores da ABC e seu primeiro presidente, entre 1916 e 1926.

Durante os dez anos à frente da Capes, a entidade teve um aumento substancial de seu orçamento, que cresceu seis vezes. A última década foi marcada pelo crescimento da produção científica e do número de revistas brasileiras indexadas internacionalmente. Hoje, a produção científica do Brasil corresponde a 2,7% no ranking mundial, enquanto que no início da gestão de Jorge Guimarães esse percentual se aproximava de 1%. Em várias áreas do conhecimento, houve ainda melhora expressiva do número de citações de nossos artigos em revistas qualificadas internacionalmente em relação à média mundial.

(Secretaria de C&T do RJ)