SBPC define tema da próxima Reunião Anual
11/11/2015

"Sustentabilidade e tecnologias para uma integração social" é o tema central da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 03 e 09 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA). O tema escolhido é alusivo ao conceito proposto e vivenciado pela universidade, afirma a secretária-geral, Claudia Levy, após reunião da Comissão de Programação Científica, realizada nesta quarta-feira (04), em São Paulo.

Levy disse que o tema foi trazido pela própria comissão local durante um encontro em Porto Seguro, em setembro. "Fizemos uma reunião presencial na UFSB e foi muito debatida a questão do contexto da criação da Universidade, já que ela foi criada a partir de um conceito inovador. E dentro desta proposta educacional, a sustentabilidade é um tema pulsante na instituição. Por exemplo, eles construíram as salas de aulas com janelas amplas, para aproveitar a iluminação natural e, assim, não utilizar a iluminação artificial nem o ar-condicionado", comenta.

A secretária-geral também ressalta que para ter sustentabilidade, é preciso utilizar tecnologias voltadas tanto para ter a sustentabilidade de fato quanto para promover a integração social. "Não adianta falar em desenvolvimento e não ter uma integração da sociedade", afirma.

Definições

Durante a reunião, além do tema, outros tópicos foram discutidos, entre eles, minicursos, mesas-redondas, sessões especiais, conferências, SBPC Educação e SBPC Indígena.

Ficou decidido que as sociedades científicas associadas têm até o dia 22 de janeiro para mandarem suas propostas para compor a programação.

Em relação aos minicursos, a reunião de 2016 terá algumas mudanças. Ao contrário de outros anos, os minicursos acontecerão de segunda a quinta-feira – antes, eles eram realizados de terça a sexta. Foi definido também que os minicursos tratarão de assuntos relacionados ao tema central da RA.

Os participantes da reunião sugeriram ainda a volta da sessão "Ciência em ebulição", que consiste de debates envolvendo dois cientistas com opiniões antagônicas sobre um determinado tema. A primeira vez que isso aconteceu foi na 62ª RA, em 2010, em Natal.

SBPC Educação

O reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, sugeriu integrar as outras universidades da região, principalmente as estaduais, na SBPC Educação. Segundo ele, a ideia é que acontecesse antes, como um incentivo para que as universidades tomassem "gosto" em participar da RA. "Cada uma delas teria uma programação própria baseada no tema central da 68ª Reunião. E reservaríamos um espaço na programação geral do evento para que cada instituição relatasse suas experiências no período", disse.

A presidente da SBPC, Helena Nader, concordou com a ideia e sugeriu que os relatos fossem feitos em sessão especial, para não competir com nenhuma outra atividade. "A ideia é excelente. Temos apenas que articular isso para que a programação de cada universidade faça parte da programação geral da SBPC", concluiu.

Ascom SBPC