Acadêmica Débora Foguel é uma das homenageadas do Prêmio Nise da Silveira
07/03/2016

A pesquisadora  Débora Foguel , professora titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Comitê Executivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e co-coordenadora da  Reunião Magna da ABC 2016 , receberá o Prêmio Nise da Silveira por sua pesquisa sobre a neurobiologia da Doença de Alzheimer.

A cerimônia de entrega será no dia 9 de março, às 18h, no Teatro Carlos Gomes, localizado na praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Além da premiação, haverá a exibição de um trecho do filme "Nise - O coração da loucura", em homenagem à consagrada psiquiatra brasileira falecida em 1999.

O prêmio é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e desde 2013 homenageia mulheres por atividades de destaque na cidade. Este ano, também serão homenageadas Aída dos Santo, atleta de salto em altura, 4º lugar nas Olimpíadas de 1964; Alexsandra de Carvalho, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários do RJ; Amália Fischer, fundadora do Fundo Social Elas; Arlanza Rebello, defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem/RJ); Eduarda La Rocque, empreendedora social, idealizadora do projeto Pacto do Rio e presidente do Cariocas em Ação; Leila Linhares, advogada, feminista, fundadora e Coordenadora Executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); Tia Gaúcha, líder comunitária dedicada a causa das mulheres na Zona Oeste.

A premiada

Nascida em 20 de outubro de 1964 no Rio de Janeiro, Débora Foguel é doutora em bioquímica pela UFRJ, onde atua como docente desde 1995. Desenvolve pesquisas nas áreas de agregação proteica, enovelamento proteico, doenças amiloidogênicas e inflamação, além de educação e divulgação científica. Desde 2008 é membro titular da ABC e atualmente é pesquisadora 1A do CNPq. Foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ entre 2011 e 2015.

(ASCOM ABC)