PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ é selecionado para dupla diplomação com a Case Western Reserve University(CWRU)
10/03/2016

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga a seleção de bolsistas no âmbito do novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides, resultado de parceria com a Case Western Reserve University(CWRU), nos Estados Unidos. As bolsas serão concedidas pelo  Programa CAPES/CWRU , e serão vinculadas aos quatro projetos aprovados por este programa. As inscrições vão até o dia   18 de março .

A iniciativa prevê a dupla diplomação entre o  Department of Macromolecular Science and Engineering  e um dos seguinte Programas de Pós-Graduação (PPG) de instituições brasileiras: PPG em Engenharia Mecânica da PUC-Rio, PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar e PPG em Química da UFRGS.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. O objetivo de oferecer dupla diplomação nesta parceria entre CWRU e algumas de universidades de destaque no Brasil é explorar as potencialidades de cada instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia.
O programa admite alunos com mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a tese. Os alunos aceitos receberão bolsa de estudo da Capes no país e no exterior. As disciplinas serão realizadas no Brasil e a língua oficial e única do programa é o inglês.
Mais informações podem ser obtidas no   site do programa   ou pelo e-mail   joao.maia@case.edu .

( Com informações da CWRU )