Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
O Programa Professor Visitante do Exterior (PVE), iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que incentiva a realização de visitas de professores e pesquisadores atuantes no exterior a instituições brasileiras, teve o prazo de inscrições prorrogado. As candidaturas, agora, podem ser submetidas até 18 de outubro.
O objetivo é promover visitas de docentes estrangeiros cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os cursos de doutorado brasileiros. As atividades serão iniciadas no ano de 2011.
Candidaturas
Para se inscrever, o candidato a professor visitante do exterior deverá, entre outros requisitos, possuir o título de doutor e ter produção acadêmica relevante, principalmente nos últimos cinco anos; atuar efetivamente no exterior; não ter sido beneficiário do Programa PVE nos últimos dois anos.
As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Outros documentos que devem ser anexados eletronicamente estão discriminados no edital.
Processo seletivo
A seleção das propostas será feita em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e seleção final por parte da diretoria da Capes. A divulgação dos resultados está prevista pra o mês de novembro.
Aos selecionados serão concedidos passagem aérea internacional, auxílio instalação e bolsa pesquisador. As visitas terão duração mínima de quatro e máxima de doze meses, com possibilidade de renovação por até doze meses, mediante análise das atividades desenvolvidas.
Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, entre em contato pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo (61) 2022-6160.