SISTEMA DE REGISTRO ACADÊMICO
O que é?
Esta seção está diretamente relacionada ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) efetuando inserções, alterações e correções no banco de dados do sistema, no que se refere à vida acadêmica dos alunos (stricto e lato sensu) e dos cursos, (stricto e lato sensu) quando necessário. Cadastro e serviços de:
- Cursos
- Disciplinas (criação e alteração)
- Currículos
- Distribuições curriculares
- Pareceres e portarias de credenciamento
- Regulamento do curso vigente
- Liberação de senha de acesso ao SIGA (às secretarias dos cursos)
- Destrancamento de matrícula fora do prazo
- Trancamento de matrícula fora do prazo
- Rematrícula fora do prazo
- Prorrogação de prazo de defesa (processos e mensagem no histórico)
- Alteração de mensagem no histórico escolar
- Efetivação dos pedidos de inscrição em disciplinas (on line)
- Elaboração do Calendário Acadêmico Anual de Atividades
- Calendário Acadêmico Anual de Atividades no SIGA
- Carteiras de estudante (impressão e distribuição aos cursos)
Como proceder?
Às coordenações de pós-graduação e seus funcionários são delegadas, através de senha de acesso pessoal para o chefe de secretaria, funcionários indicados e coordenador, as seguintes atividades, no que se refere aos alunos:
- Matrícula (inclusão de dados pessoais e acadêmicos)
- Alteração dos dados pessoais e acadêmicos
- Concessão de senha de acesso ao SIGA
- Emissão de histórico escolar oficial
- Alteração no histórico escolar
- Mensagem ou observação no histórico escolar
- Dispensa de disciplinas
- Previsão de turma (elaboração do plano de estudos)
- Pedido de inscrição em disciplinas (on line)
- Inscrição direta em disciplinas (on line)
- Alteração do pedido de inscrição em disciplinas (on line)
- Concordância do pedido de inscrição em disciplinas (on line)
- Emissão de diário de aula
- Digitação de notas
- Registro de tese (data de defesa, data do exame de qualificação, título do trabalho, nome do orientador)
- Trancamento de matrícula
- Destrancamento de matrícula
- Cancelamento de matrícula
Os pedidos de trancamento, destrancamento e rematrícula fora do prazo, devem ser encaminhados, através de processo, pelas Coordenações de Cursos à Divisão de Ensino da PR-2 para aprovação pelo CEPG. No processo deverá constar:
- Histórico escolar(autenticado pelo funcionário responsável);
- Justificativa do interessado;
- Parecer do orientador;
- Parecer da Comissão de Pós-graduação e Pesquisa.
Nos casos de Prorrogação de Prazo para Defesa de Dissertação/Tese, a coordenação do curso deverá encaminhar o processo com o pedido para aprovação pelo CPGP até 60 (sessenta) dias antes de expirar o prazo regulamentar. O processo deverá ser composto dos seguintes documentos:
- Requerimento para prorrogação de prazo de defesa (dissertação ou tese);
- Histórico escolar(autenticado pelo funcionário responsável);
- Justificativa do interessado (cópias dos documentos que comprovem a justificativa);
- Parecer do orientador;
- Parecer da coordenação do curso;
- Plano de trabalho referente ao prazo solicitado.
OBS: Caso seja necessária uma nova prorrogação, o novo pedido deverá ser encaminhado ao CEPG dentro do mesmo processo da primeira solicitação.
Informações
Divisão de Ensino - Seção de Registro Acadêmico |
Leonardo Maciel Garcez Palha |
leogarcez@pr2.ufrj.br |
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Aline Monteiro Pereira Nunes |
aline@pr2.ufrj.br |
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