O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança chamada pública para apoiar a formação de redes de pesquisa. Ao todo serão investidos R$ 4,9 milhões
O objetivo do edital é dar continuidade ao processo de expansão e consolidação de competências nacionais em nanociência e nanotecnologia.
"O estabelecimento dessas redes favorece a colaboração entre centros e instituições de pesquisa comprometidos com o desenvolvimento da nanociência e da nanotecnologia no país, agregando competências em linhas de estudo correlatas e facilitando o alcance das metas propostas", afirma o gestor do edital 074/2010, Cassiano D'Almeida.
Os projetos selecionados deverão contribuir para a identificação, qualificação e solução de problemas relevantes em nanociência e nanotecnologia, na busca do desenvolvimento socioeconômico e científico do Brasil.
As áreas apoiadas são: Armazenamento, produção ou conservação de energia; nanomateriais; tratamento de água, ou remediação ambiental; redução, ou tratamento da poluição; incremento da produtividade agrícola; detecção e controle de vetores e pragas; liberação controlada de fármacos e monitoramento ou diagnóstico em saúde.
Os interessados têm até 22 de novembro para enviar suas propostas. As inscrições devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br/
Acesse o edital em http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/074.htm
(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)