Com quase 10 mil eventos já cadastrados, a sétima edição da Semana Nacional de C&T movimentará todos os estados do Brasil
Em artigo publicado no "Jornal da Ciência" - disponível no link http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73850 -, o diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, do MCT, Ildeu de Castro Moreira, destacou algumas atividades que serão realizadas por todo o país: tendas da ciência em várias capitais, como Brasília e Rio de Janeiro; atividades nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha (MG) e no litoral do Paraná; ações conjuntas em Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco; grande evento de divulgação, iniciação científica e feira de ciência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Semana Potiguar de C&T que, além de Natal, atingirá municípios do interior do RN, com os programas Pesquisa Vai à Escola e Escola Vê Ciência; um grande saveiro feito de garrafas PET, no Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, além da ampliação do evento no interior da Bahia; no Amazonas, atividades em todos os municípios, além de ações conjuntas em Letícia e Tabatinga integrando as atividades da SNCT com a Semana da C&T da Colômbia; em São Luís, acontecerá a 1ª Mostra Científica do Maranhão; muitas atividades ocorrerão em Campinas, São José dos Campos e outras cidades de SP, e na capital paulista estará o caminhão da ciência (Promusit) do Museu de C&T da PUC-RS; no Acre, muitas atividades em Rio Branco, em particular sobre a biodiversidade acreana; e em Boa Vista (RR), acontecerá a Reunião Regional da SBPC.
Veja outras atividades da Semana:
Em Anápolis (GO), será realizado o Fórum de C&T no Cerrado, entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento é promovido pela Secretaria Regional da SBPC/Goiás, em parceria com a recém-criada Secretaria de C&T de Anápolis, e busca reunir pesquisadores e dirigentes da área de C&T para debater o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Cerrado.
No Mato Grosso do Sul, a Semana terá um enfoque regional, com o tema "Ciência, Tecnologia e Biodiversidade em Mato Grosso do Sul".
A programação científica do fórum inclui mesas-redondas sobre as políticas de C&T no Cerrado goiano e sobre a expansão da cana-de-açúcar no estado de Goiás, além de palestras sobre tecnologia social e a importância dos insetos nos ambientes aquáticos.
No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), fará parte da SNCT 2010 a oitava edição deste ano do projeto Circuito da Ciência, marcada para o próximo sábado, dia 23.
Com o objetivo de divulgar a produção científica e tecnológica do Inpa por meio de atividades junto à comunidade, o evento também marcará a comemoração do aniversário do Jardim Botânico. Entre as atividades previstas estão caminhadas, oficinas e exposições.
Em Bauru (SP), a Semana de C&T conta com a participação de mais de 40 instituições e centros de produção e difusão de C&T da região. Serão quatro eventos principais: o Ciência-Tour (visita a instituições), Ciência vai à Escola (palestras de cientistas), Festa da Ciência (experimentos interativos) e Observatório Móvel (visualização do céu).
No RJ, haverá uma série de eventos integrados, com a participação de diversas instituições de C&T do estado.
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) abrirá suas portas a estudantes do ensino médio, nos dias 18 e 19 de outubro. Além disso, a instituição apresentará experimentos que reproduzem conceitos básicos de física e que demonstram sua presença no dia a dia das pessoas, no campus do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em Xerém, e no Aterro do Flamengo.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) celebrará, durante a Semana, seus 55 anos com exposição inédita e itinerante com 70m2, acompanhada de um clip de 8 min. Quatro painéis que retratam em linguagem acessível as ações em curso e os serviços de informação em ciência e tecnologia prestados pelo Ibict e voltados para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico do Brasil.
Já o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresenta a exposição 'Feto 3D', com modelos tridimensionais de fetos produzidos em equipamentos de prototipagem rápida. A tecnologia inovadora estará exposta na Tenda da Inovação, que estará instalada na Cinelândia, no centro do Rio.
Na Paraíba, a Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), localizada no sítio Lucas, em Campina Grande, também estará abertas a visitantes na terça-feira, entre os dias 19 e 21 de outubro.
Na ocasião, serão oferecidas palestras inseridas no tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" e os estudantes farão uma visita para conhecer a raça de gado pé-duro, viveiro de plantas nativas, farmácia viva, estação meteorológica e sistema de apicultura.
Já em Mossoró (RN), acontecerá a abertura oficial da Semana Potiguar de C&T. Comporá a programação a Exposição Paisagens Cósmicas: da Terra do Big Bang, que faz parte do programa "From Earth To Universe", um dos projetos globais do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009.
Coordenada pela Fundação de Apoio à pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), a Semana Potiguar de C&T conta com a participação do IFRN, Uern, Ufersa e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em Salvador (BA), o projeto Ciência, Arte e Magia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizará o Evento Ciência Jovem nas Esferas, no Centro Cultural da Barroquinha, com diversas atividades na área voltadas para crianças e adolescentes.
No Rio Grande do Sul, será realizada a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, sob a coordenação da Secretaria de C&T, em parceria com a SBPC. O evento reunirá universidades e institutos de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus de ciência e tecnologia, entidades científicas e tecnológicas, empresas públicas e privadas e entidades da sociedade civil do estado.
Saiba mais sobre as atividades da SNCT 2010 no site http://semanact.mct.gov.br