Projeto da UFRJ cria museu virtual sobre as primeiras máquinas elétricas
10/11/2010

Projeto da UFRJ cria museu virtual sobre as primeiras máquinas elétricas

Débora Motta

                                                                           Acervo museu virtual
   
   Protótipos de máquinas elétricas: pioneirismo no século XIX
 
Acender uma lâmpada hoje pode ser um gesto simples, mas o leitor talvez não se dê conta, na correria da vida moderna, de como foi longo o caminho trilhado pelos cientistas para o desenvolvimento da eletricidade. Para resgatar o trabalho dos inventores das primeiras máquinas elétricas, no século XIX, e difundir esse conhecimento histórico gratuitamente pela Internet de forma fácil e didática, um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) contemplado pela FAPERJ no edital Difusão e Popularização da C&T no Estado do Rio de Janeiro criou o Museu Histórico Virtual de Máquinas Elétricas (http://www.dee.ufrj.br/Museu/index.html ).

Coordenado pelo professor José Carlos de Oliveira, do Laboratório de Novas Tecnologias para o Ensino da Engenharia Elétrica (Lanteg/UFRJ), o museu eletrônico reúne informações das biografias e das obras de 71 inventores dos principais dispositivos eletromecânicos criados de 1820 a 1890, que deram origem à atual tecnologia das máquinas elétricas. "Esse período é fundamental porque abrange desde a invenção das primeiras máquinas elétricas experimentais até a criação das primeiras máquinas elétricas utilizadas comercialmente", explica José Carlos.

As histórias de vida dos cientistas de várias nacionalidades - especialmente da Europa e dos Estados Unidos - envolvidos na produção das 101 máquinas disponíveis no acervo virtual do museu foram o eixo do trabalho. "As biografias contribuíram para selecionar o acervo, observar o desenvolvimento da tecnologia dos dispositivos eletromecânicos e entender os impactos da criação dessas tecnologias na economia e na sociedade do século XIX", conta. "As máquinas foram escolhidas de acordo com critérios como a utilidade que teriam para ajudar na compreensão de fenômenos relativos à eletricidade e a facilidade de manipulação que ofereceriam aos internautas".

Um passeio virtual pela história da eletricidade

O minucioso trabalho de pesquisa para a elaboração do conteúdo do museu virtual foi realizado em manuais da época, patentes, relatórios de exposições internacionais, papers das sociedades científicas e em diversos periódicos históricos de divulgação científica. Entre os cientistas em destaque no acervo do museu virtual, está o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, que descobriu o princípio motor do eletromagnetismo, em 1820. Ele observou que a corrente elétrica gerava ao seu redor um campo eletromagnético capaz de movimentar a agulha magnética de uma bússola, mudando  sua orientação. "A experiência de Oersted foi importante porque abriu as portas para se entender que o campo eletromagnético pode gerar movimento", explica.

Outro cientista que marcou o desenvolvimento da eletricidade foi o físico e químico inglês Michael Faraday. Em 1931, ele desenvolveu um dispositivo que levaria o seu nome: o anel de Faraday, que também pode ser visto no site. Faraday descobriu que o movimento de espiras (fios enrolados) na presença de um ímã pode produzir eletricidade. "Com este experimento, foi possível verificar que a variação da corrente em um circuito induz o surgimento de uma corrente elétrica no outro circuito", diz José Carlos, lembrando que Faraday desenvolveu o primeiro motor elétrico laboratorial da história utilizando-se do princípio de Oersted, no famoso experimento chamado Copos de Faraday.

 Acervo museu virtual
      
 Tesla: criador do motor de corrente alternada
Depois de 1831, muitas máquinas elétricas (motores e geradores) foram criadas - por cientistas como Antoine-Hypolliti Pixii, Marcel Deprèz e Jakob Einstein (o tio do famoso pai da teoria da relatividade, Albert Einstein) -, mas todas ainda estavam em fase experimental. Só em 1869 o inventor e mecânico belga Zénobe Gramme construiu o primeiro protótipo de gerador de corrente contínua, que permitiu o seu uso como um motor elétrico. Após aperfeiçoamentos, o equipamento passou a ser explorado comercialmente em 1878. Foi a primeira vez que uma máquina geradora de luz elétrica ganhou escala comercial. "Já em 1889, o croata-americano Nikola Tesla criou o seu primeiro motor de indução. Este acontecimento foi determinante na divulgação da utilização da corrente alternada, permitindo a distribuição da energia por longas distâncias", completa. Pouco tempo depois a corrente al ternada passou a ser usada na distribuição de energia elétrica, pois permite o transporte eficiente através de distâncias mais longas que a corrente contínua.

Aprendizagem fácil com recursos da Internet

A ideia de criar um museu on-line justifica-se pelas facilidades oferecidas pela Internet. Por meio da realidade virtual, os internautas podem observar em terceira dimensão os detalhes das réplicas das máquinas elétricas durante a navegação, movendo-as em todas as direções a partir de um clique. "A realidade virtual permite uma interface ampla entre seus usuários e o sistema computacional, de modo que eles consigam recriar ao máximo a sensação de realidade, manuseando a máquina em todos os ângulos. É como se estivessem nos laboratórios de seus inventores", diz o engenheiro eletrônico com doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (USP).

Outras vantagens do museu virtual são a interatividade e os recursos multimídia. "A tecnologia facilita uma aprendizagem lúdica e permite o manuseio de peças raras, que não é permitido nos museus convencionais", ressalta o professor, que utiliza o site como base para as aulas de história da eletricidade que ministra no Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ. O museu virtual também apresenta vídeos e hipertextos que explicam em uma linguagem leve, acessível mesmo para quem é leigo, o funcionamento das máquinas, informações sobre seus inventores e o contexto em que elas foram criadas.

Além de José Carlos, a elaboração do projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, que uniram estudos da engenharia, da história e da computação gráfica. São eles: o coordenador do Lanteg/UFRJ, Antonio Lopes de Souza, os engenheiros eletricistas Sergio Hazan e Walter Suemitsu, também professores da UFRJ, e as historiadoras e pesquisadoras do Lanteg Margareth Martins e Maria Ana Quaglino. "Juntos, trabalhamos com o objetivo de democratizar um pouco mais o conhecimento acadêmico sobre o tema", conclui.

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