Minerva Rockets se prepara para explorar Marte
28/03/2019

Para a equipe Minerva Rockets, formada por estudantes da UFRJ, a conquista do espaço não é apenas um sonho, é objeto de pesquisa. Em 2019, o grupo desenvolverá os primeiros protótipos de um traje espacial e de um nanossatélite CubeSat. A ideia é que esses equipamentos sejam adequados para uso em Marte.

Outra linha de pesquisa da equipe Minerva Rockets é o satélite em miniatura, também chamado de CubeSat. Trata-se de um conjunto de unidades modulares que medem dez centímetros cúbicos, cujo objetivo, segundo o grupo, é “sensoriar” as condições ambientais dos territórios explorados. Suas aplicações são múltiplas e seu custo pode ser bem menor do que o de um satélite convencional, em razão do tamanho de seus componentes.

Os dois projetos conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias na Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf), realizada em dezembro de 2018, em Natal (RN). Além disso, o grupo recebeu mais de 30 menções honrosas pelo conjunto dos trabalhos apresentados. Em 2017, quando foi organizada a primeira edição da Cobruf, a equipe Minerva Rockets foi considerada, juntamente com o Projeto Júpiter da Universidade de São Paulo (USP), a campeã geral do evento.

O CubeSat e o traje espacial foram as primeiras experiências relacionadas a veículos espaciais. Até 2018, o foco dos estudos estava mais na produção de foguetes. “O objetivo de nossa equipe sempre foi ser um nome associado com pesquisa de ponta no setor aeroespacial. Expandindo nossa área de atuação, estamos também aumentando nosso escopo e chegando mais perto desse nosso sonho”, defende Fonseca.

A dedicação da equipe Minerva Rockets rendeu participação também na reunião Campus Party 2019, realizada em fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, o grupo ministrou palestras sobre o projeto Aurora – foguete de sondagem atmosférica que chegará a 10.000 pés (3 km) de altitude – e o experimento astrobiológico que será carga útil desse equipamento.

A equipe Minerva Rockets foi criada em maio de 2016 por seis estudantes do Centro de Tecnologia (CT). Atualmente, conta com 52 discentes de cursos como Engenharias, Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Design, Astronomia, entre outros. Sob a orientação dos professores Otto Rotunno, Alexandre Landesmann e Alessandro Jacoud, respectivamente, dos Laboratórios de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LabH2O), de Estruturas e Materiais (LabEst) e Controle e Automação (LabECA), o grupo trabalha com todas as etapas de um projeto aeroespacial: planejamento, requisitos, arquitetura, design, levantamento de fundos e materiais, construção, testes, integração e operação em eventos e competições. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: minervarockets@poli.ufrj.br.

Alunos de Pós-Graduação da UFRJ podem participar do Minerva Rockets UFRJ.

Fontes da notícia: Site UFRJ e Minerva Rockets UFRJ

A PR-2 parabeniza a a equipe Minerva Rockets pelas conquistas.

Clique aqui para mais informações

Simulação de um nanossatélite. Imagem: Associação Cobruf

Grupo responsável pelos novos projetos. Foto: Minerva Rockets

Encontro de membros da equipe Minerva Rockets com o Astronauta Marcos Pontes na Campus Party