A equipe Tupã, composta por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), chega à final do Invent for the Planet
29/03/2019

A equipe Tupã, composta por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi selecionada por um comitê internacional de juízes como uma das cinco melhores equipes entre as 100 equipes que tomaram parte na edição 2019 do Invent for the Planet. Na edição de 2019, a competição envolveu a participação de mais de 600 alunos de graduação e pós-graduação de 25 universidades de 16 países, distribuídos em cerca de 100 equipes. Durante o evento, as equipes de todo o mundo participaram durante 48 horas, de uma forma colaborativa, na busca por soluções para desafiadores problemas que o nosso planeta vem enfrentando. O trabalho das equipes foi realizado simultaneamente, respeitando o fuso horário de cada país, sendo monitorado online. A equipe Tupã criou um sistema composto por um boné e um bastão equipados com sensores ultrassônicos que acionam dispositivos de vibração para auxiliar pessoas com deficiência visual. Trata-se de um sistema de baixo custo e com potencial para substituir de forma mais eficaz e eficiente os atuais mecanismos utilizados por esse público-alvo. Trata-se da única representante do Hemisfério Sul do planeta, já que as outras quatro equipes são de países da Europa e dos EUA. A etapa final do evento será realizada na Texas A&M University (EUA) nos dias 23 e 24 de abril.

A PR-2 parabeniza a equipe Tupã pela conquista e segue na torcida.

Fonte: Site FAPERJ(Adaptada)

Clique aqui para mais informações