Lançado edital de apoio ao Ano Internacional da Química
23/08/2010

Objetivo principal é promover mundialmente o conhecimento e a educação em química em todos os níveis

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o edital 48/2010, cujo objetivo é apoiar projetos de popularização da química por meio de projetos que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade de educação em química.

 

Serão aceitas propostas que se enquadrem em temas como: elaboração, desenvolvimento, produção de materiais destinados a atividades de divulgação científica e tecnológica em química; promoção de eventos, cursos, oficinas, mostras, exposições e outras atividades de divulgação; Implantação, aprimoramento ou expansão de espaços destinados à popularização da química, como centros e museus de ciências, bibliotecas; produção de conteúdos de divulgação da ciência química destinada aos diferentes meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

 

O proponente deve ser professor ou especialista com formação superior na área de química ou afins, ter currículo cadastrado na plataforma Lattes e possuir vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos termos da legislação em vigor.

 

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 2 milhões, oriundos FNDCT. A data limite para submissão das propostas é 5 de outubro.

 

Os projetos devem ser encaminhados ao CNPq pelo formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. As propostas deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 24 meses. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para novembro.

 

Para saber mais: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/048.htm

(Assessoria de Comunicação do CNPq)