Ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram na manhã de segunda-feira, 1/7, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), um manifesto em defesa do setor no país. Aloízio Mercadante, Celso Pansera, Clélio Campolina, Marco Antonio Raupp e Roberto Amaral propuseram a criação de um observatório que vai discutir e alertar a sociedade sobre os riscos de retrocesso para o desenvolvimento econômico brasileiro sem investimentos na ciência.
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich, também participaram do evento, que marcou o último dia da gestão do professor Roberto Leher à frente da UFRJ.
Fonte da notícia: Site UFRJ
Clique aqui para maiores informções
<---------------------------------------------------------------------------------------------------------->“A Ciência brasileira em estado de alerta” é o tema do encontro que reunirá, no dia 1º de julho, no Rio de Janeiro, ex-ministros da Ciência e Tecnologia para discutir a crise que atinge o setor. O evento será realizado, das 11h30 às 13h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2).
No final do evento, será divulgado um manifesto com as principais questões e propostas debatidas pelos ex-ministros.
As universidades públicas federais, responsáveis por 95% da produção científica brasileira, já tiveram este ano 42,3% do seu orçamento anual contingenciado, e bloqueadas 6.198 bolsas de alunos de mestrado, doutorado e de pesquisadores de pós-doutorado.
Não é necessário inscrever-se para o evento.
Fontes da notícia: Site Eventos UFRJ e Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Fonte do banner: Site Eventos UFRJ
Clique aqui para mais informações
Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Ex-ministros se reúnem na Coppe' que saiu no site da UFRJ sobre este assunto
Clique aqui para saber como acompanhar ao vivo o debate com ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a crise que atinge o setor
Notícia atualizada em 02/07/2019