30 anos do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem da UFRJ
29/11/2019

A PR-2 parabeniza o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem da UFRJ pelos seus 30 anos.

O projeto de um laboratório de controle de dopagem da UFRJ completa 30 anos.

Em 1989, atendendo um chamado da sociedade civil, um grupo de docentes e servidores técnico administrativos em educação vinculados ao LADETEC do Instituto de Química fundaram o LAB DOP. Iniciava-se assim no Brasil o combate a dopagem uno esporte utilizando técnicas avançadas como a cromatografia gasosa e a espectrometria de massas.

Após anos de dedicação e contando apenas com recursos próprios provenientes de seus projetos de pesquisa e extensão, o LAB DOP evoluiu, passando a contar com a acreditação no Comitê Olímpico Internacional e na Agência Mundial Antidopagem (WADA). Motivado pela busca da Qualidade, o LAB DOP foi o primeiro laboratório de uma Universidade Pública Brasileira a obter a acreditações ISO 17025.

O LAB DOP foi o laboratório responsável pelos testes antidopagem de dezenas de competições nacionais e internacionais, com destaque para os Jogos Panamericanos de 2007. Em 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido com cidade Olímpica. A existência do laboratório na cidade foi ponto importante para o sucesso do pleito brasileiro para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Após maciço investimento do Governo Federal, o laboratório ganhou nova cede, novos equipamentos e teve sua equipe técnica ampliada. Em 2014, já rebatizado como Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), iniciou-se a preparação para dos testes antidopagem dos Jogos Olímpicos de 2016.

O sucesso do projeto veio premiar a dedicação dos profissionais envolvidos e o apoio institucional inabalável ofertado pela comunidade universitária.

Ao longo de sua existência, o LBCD tem atuado alinhado com os preceitos da UFRJ, desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão de modo integrado. Com dezenas de alunos tendo vivenciado experiências diferenciadas no laboratório, quase uma centena de artigos publicados em periódicos internacionais e atendendo com excelência a comunidade esportiva brasileira, o LBCD celebra, com satisfação, três décadas de atividade.

Fonte: Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - LADETEC - Instituto de Química - IQ - UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações sobre o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD)