Fundações de Amparo à Pesquisa e governo italiano lançam chamada para pesquisa conjunta - FAPERJ anuncia apoio à Chamada de Cooperação Bilateral com a Itália – CONFAP/MAECI
29/11/2019

Atualização de 06/01/2020:

FAPERJ anuncia apoio à Chamada de Cooperação Bilateral com a Itália – CONFAP/MAECI

A FAPERJ, como membro integrante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apoiará a Chamada para Cooperação Conjunta em Ciência e Tecnologia – Itália/Brasil (2019), lançada no último dia 25/11 em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional da Itália (MAECI), uma ação dentro do Programa Executivo de Cooperação Científica e Tecnológica, estabelecido por meio de acordo entre Brasil e Itália.

A Chamada busca apoiar projetos de pesquisa bilateral entre equipes de pesquisadores brasileiros e italianos nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática), doenças transmissíveis, energias renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso estratégico de minerais. A proposta deve ser elaborada em conjunto pelos coordenadores dos dois países, em língua inglesa e ser submetida nas plataformas italiana e na brasileira, e no caso dos pesquisadores fluminenses, através do SisFAPERJ.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

---------------------------------------------------------------------------

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (Maeci) lançaram na segunda-feira, 25 de novembro, a chamada pública Confap-Maeci Call 2019, dentro do Programa Executivo de Cooperação Científica e Tecnológica, estabelecido por meio de acordo entre Brasil e Itália. A Chamada busca apoiar projetos de pesquisa nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática), doenças transmissíveis, energias renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso estratégico de minerais. Podem participar da chamada, do lado italiano, organizações públicas e privadas, no qual o coordenador principal (PI) possua nacionalidade italiana ou da União Europeia, residência legal na Itália, e vínculo permanente ou vínculo temporário que cubra o período do projeto. Do lado brasileiro, o coordenador principal deve estar vinculado a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) brasileiras dos Estados cujas FAPs aderiram à Chamada. Critérios adicionais podem ser solicitados pelas FAPs participantes e devem ser verificados nas mesmas. Participam desta Chamada, por meio das respectivas Fundações, os estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Tocantins (Fapt). A proposta deve ser elaborada em conjunto pelos coordenadores dos dois países e submetida nas plataformas italiana e brasileira. A FAPERJ, assim como a Fapesp, Facepe e Fapemig, exigem que a proposta também seja submetida em plataforma própria da respectiva Fundação, conforme consta do edital.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)