O workshop, organizado por um comitê panamericano com pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, México e Estados Unidos, está inserido em uma série de eventos realizados desde 2004 com o objetivo de promover o diálogo sobre ciência, tecnologia e inovação nos países latino-americanos.
"Este ano, o propósito é abrir espaço para as contribuições regionais e de vanguarda em áreas de pesquisa que mantenham convergência com os desenvolvimentos em escala nano", explica Rubem Sommer, pesquisador do CBPF e um dos membros do comitê. "A ideia é criar o comprometimento desses países com o desenvolvimento contínuo em nanociência e nanotecnologia", continua o pesquisador.
Na programação do evento estão previstos relatos de experiências com esse foco, nas áreas de energia e ambiente, nanobiologia, nanomateriais e nanodispositivos funcionais, computação e modelagem. O programa inclui ainda a discussão e formulação de projetos que integrem pesquisa, educação e inovação para o desenvolvimento de tecnologia nas áreas de importância econômica e social para os países da América Latina.
O encontro, que vai reunir mais de 40 palestrantes dos países engajados na iniciativa, recebe inscrições até o dia 5 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.cbpf.br/~nanowork
(Dayse Lima, Núcleo de Comunicação Social do CBPF)