SECTI viabiliza retomada do trem de levitação magnética
13/01/2021

Uma parceria entre a FAPERJ e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) irá apoiar o projeto do MagLev-Cobra, trem que funciona por levitação magnética e circula na Ilha do Fundão, dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 6 de janeiro, em reunião realizada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, com o subsecretário Sérgio Costenplate, o Secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, e Richard Stephan, coordenador dos pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ). De acordo com Dr. Serginho, a ideia é viabilizar o projeto para que ele seja apresentado para empresas privadas interessadas em investir nesse modelo de locomoção. O MagLev-Cobra tem uma das tecnologias mais modernas do mundo para a mobilidade urbana e, por ser movido a energia elétrica, não emite gases poluentes na atmosfera.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte: FAPERJ (Adaptada)

Leia também em "http://www.rj.gov.br/secretaria/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=11124&pl=secti-viabiliza-retomada-do-trem-de-levita%C3%A7%C3%A3o-magn%C3%A9tica-"