15/12/2021

O web aplicativo Maria da Penha Virtual, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e pela UFRJ, conquistou o Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Tribunais”. O projeto obteve a maior nota média entre todas as seis categorias avaliadas na premiação. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (14/12), durante solenidade realizada em Brasília e transmitida ao vivo pelo canal oficial do CNJ no YouTube. O objetivo do Prêmio é conceder visibilidade às ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Maria da Penha Virtual foi desenvolvido por estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ e implantado no TJRJ em dezembro de 2020. A ferramenta permite que a mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem que precise sair de casa. Para tanto, basta clicar neste link usando um computador ou mesmo um celular. O dispositivo não precisa ser baixado e não ocupa espaço na memória do aparelho. Entre os meses de janeiro e outubro de 2021, o web aplicativo recebeu 624 denúncias de vítimas de violência de gênero da Cidade do Rio.

A PR2 parabeniza os estudantes de Direito da UFRJ Rafael Wanderley, Luisa Rodrigues, Matheus Carvalho, Yuri Arruda e João Vitor Ferreira e a Profa. Kone Cesário, coordenadora do projeto, pela conquista!!

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Clique aqui para ver nota FAPERJ 'Maria da Penha Virtual, projeto da UFRJ, ganha Prêmio CNJ' na íntegra

Última atualização em 14/01/2022 ​