Projeto 'ARIEL - Sistema robótico autônomo para detecção de derramamento de óleo no mar', com participação da UFRJ, foi o 1º lugar da Categoria IV do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020.
CATEGORIA IV: Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”
1º lugar da Categoria IV
Título: ARIEL - Sistema robótico autônomo para detecção de derramamento de óleo no mar
Empresa Petrolífera: Repsol Sinopec
Instituição: UFRJ
Resumo: O ARIEL é o desenvolvimento de um sistema autônomo para detecção de vazamentos óleo no mar em ambiente offshore e coleta de dados meteoceanográficos para alimentar os modelos de dispersão de óleo. Esse projeto consiste no projeto, desenvolvimento, fabricação e integração de dois sistemas autônomos: uma embarcação autônoma (USV) e um drone (VANT).
O sistema integrado permite monitoramento contínuo e rápida detecção de vazamentos de óleo no mar. A integração de sensores meteoceanográficos também permite integrá-lo aos modelos de dispersão de óleo, já existentes, fornecendo previsões da dinâmica de espalhamento do óleo para guiar os esforços de contenção e recolhimento. O USV e o drone trabalham de forma autônoma e colaborativa. As principais funcionalidades do protótipo sendo desenvolvido são a detecção de óleo derramado no mar, o uso de dois sensores - câmera térmica no drone e fluorímetro no USV, e a medição de dados meteoceanográficos.
A PR-2 parabeniza o projeto 'ARIEL - Sistema robótico autônomo para detecção de derramamento de óleo no mar' pela conquista.
Fonte: Site ANP (Adaptada)
Clique aqui para mais informações
Observação: Esse prêmio foi divulgado no 76º Boletim Informativo PR-2 (Inserido na página em 10/07/2020))