Professora do Departamento de Genética da UFRJ participa de pesquisa que aponta como mudanças na composição de microrganismos transportados pelo ar poderá afetar os ecossistemas globais
11/02/2022

Em novo estudo que identificou microrganismos presentes no ar, desde o nível do solo até 3500 metros de altitude, cientistas do Brasil, Cingapura e Alemanha descobriram que há uma estratificação de bactérias e fungos que povoam a parte mais baixa da atmosfera de formas muito específicas e respondem a mudanças de temperatura. Com o aquecimento global, mudanças na composição desta rede de microrganismos poderá impactar a saúde humana, o abastecimento de alimentos e ciclos biogeoquímicos do planeta. Usando uma combinação de uma torre meteorológica de 200 metros e uma aeronave de pesquisa que sobrevoou diferentes, os pesquisadores coletaram amostras de ar com uma bomba de sucção e conseguiram analisar o DNA de microrganismos em diferentes camadas da troposfera terrestre. Eles descobriram que a temperatura é o fator mais importante que influencia a composição das comunidades microbianas no ar. Professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Carolina Junqueira, que recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas, participou da pesquisa analisando conjuntos complexos de dados de sequências de DNA, o que permitiu a identificação de milhares de espécies de microrganismos em diferentes camadas da troposfera. Um total de 480 amostras de ar foram coletadas e analisadas.

Fonte: FAPERJ (adaptada)