Estudo premiado pelo INEA em 2021, que tem como principal autora pesquisadora da UFRJ, pode atenuar desastres, como o de Petrópolis
24/02/2022

A PR-2 parabeniza a pesquisadora da UFRJ, Stella Manes, por ser uma das três pesquisadoras de universidades do Rio de Janeiro que foram premiadas no II Prêmio Inea de Meio Ambiente pelo estudo “Prevenção de Enchentes no Rio de Janeiro: As Soluções Baseadas na Natureza como Adaptação a Eventos Climáticos Extremos”, que será publicado na edição de março da Revista Ineana.

Stella Manes, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) explica que as áreas urbanas têm grande risco de enchentes devido a diversos fatores, incluindo a grande extensão de cimento que impede a infiltração da água no solo, além da ocupação irregular de áreas de alta vulnerabilidade. Ao contrário, a cobertura vegetal permite uma grande infiltração de água da chuva, reduzindo o acúmulo que gera a enchente. Além disso, é capaz de "segurar" a terra, principalmente em barrancos e encostas, reduzindo a propensão a deslizamentos. “Portanto, ações que promovem a recuperação de áreas degradadas e um aumento da cobertura vegetal são imprescindíveis para os grandes centros urbanos do País”, afirma Stella.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Legenda/Fonte da imagem: Cerimônia de entrega do II Prêmio INEA de Meio Ambiente, em 2021/ Site FAPERJ

Clique aqui para mais informações