Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados de 02/05/2022 a 06/05/2022)
02/05/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Mentoria de Redes Sociais e Mídias Digitais no Labic!

O Laboratório de Inovação Cidadã vai estrear suas mentorias com o assunto: Redes Sociais e Mídias Digitais! A equipe do Pontão da Eco preparou um material especial para impulsionar o seu projeto e vai falar sobre as principais novidades e funcionalidades do Instagram e do Facebook.

Quem assume essa mentoria é Louise Guima, que é estudante de Direção Teatral na UFRJ, atriz e youtuber. Pra somar, também haverá a participação de Carol Desoti, estudante de jornalismo na UFRJ. As duas integram a equipe de mídias do Pontão!

Nesta sexta-feira, 06/05, às 14h, no canal do YouTube da extensão UFRJ: https://youtu.be/rsIhhCO_AGg

Fonte: Labic Territórios 2022 (adaptada)

------

----------------------

06/05/2022
Iluminação Moderna x Iluminação Contemporânea

O projeto de extensão “Atitudes Sustentáveis” oferece um desafio voltado para a educação e popularização de novas tecnologias de lâmpadas chamado Iluminação moderna x iluminação contemporânea que consiste numa dinâmica de perguntas e respostas sobre as propriedades lumínicas importantes de serem consideradas na escolha de equipamentos de iluminação, realizada de forma remota, com atividades totalmente assíncronas através de vídeos explicativos elaborados para o público leigo, oferecida no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro: ava@ufrj.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------

06/05/2022
*EVENTO CANCELADO* Seminário "BIOTECNOLOGIA NA AMAZÔNIA: COMO ESTAR MAIS PRÓXIMOS ÀS POPULAÇÕES TRADICIONAIS" (seminário da semana dos Seminários do PPGBq/UFRJ)*EVENTO CANCELADO*

*EVENTO CANCELADO* No próximo dia 05/05/2022, nesta quinta-feira às 10h, ao vivo, no canal do Youtube do PPGBq/UFRJ, acontecerá o seminário "BIOTECNOLOGIA NA AMAZÔNIA: COMO ESTAR MAIS PRÓXIMOS ÀS POPULAÇÕES TRADICIONAIS" com a participação do Professor Carlos Gabriel Koury (IDESAM).*EVENTO CANCELADO*

*EVENTO CANCELADO* LinK: https://youtu.be/EXV_vh9WQ2Y*EVENTO CANCELADO*

Fonte da notícia: Diretoria do Instituto de Química (Adaptada)

Fonte da imagem: Diretoria do Instituto de Química)

------

----------------------

04/05/2022
Aula Inaugural do CCS 2022-2

Aula inaugural do CCS ministrada pela Profª Terezinha Marta Castiñeiras com o tema “Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes: aprendizados, desafios e perspectivas” que será realizada no dia 04 de maio de 2022, às 15 horas, no Auditório Prof. Rodolpho Paulo Rocco – Edifício do CCS.

Evento gratuito.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

Link

----------------------

04/05/2022
3a temporada Tecnoversas

O Tecnoversas do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ é o podcast que aborda temas dentro do mundo da ciência, tecnologia e inovação e estreia a sua terceira temporada no dia 5 de maio, em um novo horário, às 11 horas (inédito) e 16 horas (reprise).

O programa, disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Link

----------------------

03/05/2022
Semana da Lusofonia 2022

A Semana da Lusofonia é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e a Associação Luís de Camões, com o objetivo de estimular encontros e debates sobre arte e cultura nos países lusófonos. O evento acontecerá de 3 a 5 de maio de 2022.

Para garantir o cumprimento das condições de biossegurança vigentes na UFRJ nesta fase de retorno ao ensino presencial, as mesas previstas para os dias 3 e 4 de maio serão em modo remoto, transmitidas pelo canal da Escola de Comunicação no YouTube.

A programação do dia 5 de maio acontecerá no Palácio São Clemente, sede do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pela mesma plataforma.

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Link

----------------------

02/05/2022
Editora UFRJ entra na roda com Samba, sambistas e sociedade

A Editora UFRJ traz para a roda Samba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológico, de Samuel Araújo, professor titular de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ, que apresenta uma história crítica do samba na cidade do Rio de Janeiro do início dos anos 1990. O lançamento será no dia 6 de maio, das 17h às 19h, na livraria Folha Seca, à rua do Ouvidor, 37.

O foco mais específico do texto recai sobre a elaboração de sambas enredo e algumas particularidades do trabalho musical das baterias de escolas de samba. Samuel Araújo procura ilustrar a relação entre ambos os fazeres e sua importância para a solução de dilemas sociais de maior abrangência no país e para a mediação entre os diversos aspectos do samba, propondo romper com estratégias na área da música, como a de inferiorização de negras e negros brasileiros.

Quando: 06 de maio - 17h ás 19

Onde: Livraria Folha Seca - Rua do Ouvidor, 37 - Centro (Rio de Janeiro, RJ)

Evento gratutio e sem necessidade de inscrição

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Link

----------------------

02/05/2022
Divulgação de evento (ligado ao Capes Print do PPGLEV/UFRJ - Projeto Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa) em site no exterior

Clique aqui para acessar PDF sobre esse evento

Fonte da notícia: PPG de Letras Vernáculas/UFRJ (Adaptada)

Fonte do PDF citado acima: PPG de Letras Vernáculas/UFRJ

Saiba mais

----------------------

02/05/2022