Na próxima quarta-feira, dia 14/09, às 10 horas, o ministro das Comunicações assina dois contratos de empréstimo para a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no valor total de R$ 100 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e serão destinados a projetos de empresas com enfoque na inovação do setor. Após a assinatura, o ministro proferirá, às 10h30, a palestra "Políticas prioritárias do Ministério das Comunicações", aberta ao público, no Espaço Cultural FINEP (Praia do Flamengo 200/pilotis - Rio de Janeiro).
"Com essa medida, teremos mais agilidade na aplicação dos recursos do Funttel e ofereceremos taxa de TR + 3,5% e prazos muito vantajosos para nossos clientes", explica o superintendente da Área de Financiamento da FINEP, Alexandre Barragat.
Este é o primeiro empréstimo do Funttel para a Financiadora, embora ela opere o Fundo desde 2002 e já tenha movimentado cerca R$ 380 milhões em 98 operações reembolsáveis e não reembolsáveis. Dentre elas, está o apoio ao desenvolvimento da TV Digital e de equipamentos de rede desenvolvidos por empresas nacionais para serem utilizados pelas operadoras de telecomunicações. O chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Serviços da FINEP, André Nunes, ressalta que, neste novo contexto, o empréstimo está em consonância com o Plano Nacional Para Banda Larga, fundamental para inclusão digital no Brasil.
"Esses recursos serão fundamentais para o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais do setor de Telecomunicações e, consequentemente, para o fortalecimento das exportações e o aumento da competitividade no eixo Mercosul", diz