Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 02/10/2023 a 06/10/2023)
02/10/2023

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Seminário LEIC: Saberes Corporificados

O evento acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, na Sala Evaristo, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2023.

Fonte da Notícia: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da Imagem: Portal de Eventos UFRJ

------------

02/10/2023
Revisão de literatura utilizando ferramentas de IA

A revisão de literatura utilizando ferramentas de IA será o tema do próximo encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, que terá como convidado Moreno Barros, bibliotecário da Biblioteca do CT. O evento é online e acontece no dia 19 de outubro, às 14 horas, no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e no Facebook/@ufrjct com tradução simultânea em Libras. A atividade irá conferir certificado de participação.

A incorporação da inteligência artificial nas revisões de literatura representa um ganho significativo na eficiência da pesquisa acadêmica. Nesta atividade, o Clube da Escrita apresentará alguns benefícios do uso de ferramentas baseadas em IA para automatizar tarefas como a busca de novos artigos, a identificação de trabalhos relevantes, a realização de resumos e a organização do fluxo da leitura e da escrita. A ideia é que os estudantes conheçam as funcionalidades das principais ferramentas.

Fonte da Notícia: Centro de Tecnologia UFRJ (Adaptada)

Fonte da Imagem: Centro de Tecnologia UFRJ

------------