Destaque de Docentes da UFRJ no Ranking Internacional de Impacto da Elsevier
18/10/2023

Em 4 de outubro, foi divulgada a edição de 2023 do banco de dados atualizado de indicadores padronizados de citação, referente ao Ranking Internacional de Impacto realizado pela Elsevier. Este levantamento, agora em sua quinta edição, apresenta uma forte representação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ranking, elaborado anualmente pelo professor John P. A. Loannidis em colaboração com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), categoriza os cientistas mais influentes globalmente em suas áreas de atuação. A análise é conduzida por meio dos registros do Scopus, um banco de dados de resumos e citações científicas revisadas por pares, contendo mais de 85 milhões de publicações de mais de 7 mil editoras.

Esse levantamento se divide em duas categorias, permitindo a consulta separada do impacto das pesquisas ao longo da carreira ou o impacto específico em 2022. Considerando as duas listas, foram 75 professores pesquisadores da UFRJ.

A abordagem emprega o índice composto de citações (c-core), derivado da consideração de seis parâmetros distintos: o número total de citações (excluindo autocitações), o índice H, o índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice Hm), o número de citações recebidas em trabalhos nos quais o pesquisador é o único autor, o número de citações recebidas em trabalhos nos quais o pesquisador é o único autor ou o primeiro autor, e o número de citações recebidas em trabalhos nos quais o pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor. A seleção final abrange os 100.000 principais cientistas com a pontuação mais elevada (c-score), juntamente com os 100.000 cientistas classificados no grupo dos 2% com a pontuação mais alta (c-score) para cada subárea de conhecimento. Desta forma, a metodologia do ranking exclui cientistas que publicam utilizando a ordem alfabética de autores.

Os resultados proporcionam um conjunto público e padronizado de informações sobre os cientistas, classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos conforme a classificação padrão Science-Metrix. Notavelmente, a lista destaca os professores da UFRJ, evidenciando seu impacto significativo na comunidade científica internacional.

Clique aqui e confira a referida lista.