Evento no RJ apresenta os avanços nas pesquisas sobre fixação biológica de nitrogênio
28/09/2010

Especialistas brasileiros e estrangeiros estarão em Búzios (RJ), de 3 a 8 de outubro, para o 12º Simpósio Internacional sobre Fixação Biológica de Nitrogênio em Plantas não Leguminosas

Os objetivos do evento são facilitar o intercâmbio de idéias e experiências, possibilitar o contato entre pesquisadores e pós-graduandos, estimular a colaboração entre os grupos de pesquisa e divulgar os resultados atuais, inclusive os desenvolvimentos tecnológicos de aplicação na agricultura.

 

Dentre os temas que serão discutidos na área de fixação biológica de nitrogênio em plantas gramíneas, como milho, arroz e cana-de-açúcar, é possível citar os mais recentes avanços no mundo sobre biofertilizantes, com destaque para o desenvolvimento e uso dos inoculantes em larga escala na agricultura, inclusive pesquisas com fitoremediação (utilização de plantas capazes de absorver elementos químicos nocivos ao solo).  Haverá ainda uma sessão voltada para as questões do papel da FBN nas mudanças climáticas globais.

 

O simpósio contará com palestras de  25 especialistas internacionais  representando 14 países enquanto o Brasil estará representado por  especialistas da Embrapa Agrobiologia, UFRJ, UFPR , UENF e UFRGS.

 

São esperados cerca de 180 participantes e a apresentação de cerca de 100 pôsteres, além de doze apresentações.

 

Em paralelo será realizado o segundo Simpósio em Fixação Biológica de Nitrogênio, organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fixação Biológica de Nitrogênio. Os Simpósios são coordenados pela Embrapa Agrobiologia e conta com a coorganização da UENF e da UFRJ.

(Assessoria de Imprensa da Embrapa Agrobiologia)